Caixa de Pandora

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Férias...finalmente!

Objeto de Aprendizagem: Planeta Rooda



Aspectos importantes a destacar sobre o Objeto de Aprendizagem Planeta Rooda:

  • A construção do Objeto de Aprendizagem (OA) ter partido de uma necessidade concreta, captada pelas pesquisadoras através de pesquisa-entrevista com os possíveis usuários do AO, crianças estudantes da Educação Infantil e Séries Iniciais.
  • Unir o desenho, a expressão gráfica, à questão do lúdico, da brincadeira, do jogo; creio que essa união torna a aprendizagem muito mais saborosa nessa faixa etária.
  • Interatividade: a possibilidade de interação via bate-papo (síncrona) é bastante interessante, pois nessa idade, o contato com o outro desenvolve nas crianças uma noção de pertencimento ao grupo, a noção de cooperação e o aprendizado da partilha, não apenas de “coisas” mas de conhecimento e de afeto.
  • Espaços de Pesquisa (assíncrona) auxiliam na exploração e fundamentação teórica da arte, trazendo conceitos na hora certa (Planeta Pergunta), tornando o aprendizado significativo para as crianças.
  • Software Livre/Linux: o fato do software ser livre possibilita que o mesmo seja acessível não apenas para utilização das crianças mas, também, para que outros desenvolvedores de software possam ampliar, modificar e até quem sabe melhorar o OA tanto no seu projeto como nas suas aplicações devido à utilização do framework em código aberto.
  • A tecnologia digital ao alcance de todos (ciberinfantes ou nativos digitais) ampliando e desmistificando seu acesso, possibilitando trocas significativas da criança com a máquina (ferramenta indispensável da contemporaneidade) como meio de compreender melhor o mundo que a cerca de forma mais autônoma em espaços democráticos de aprendizagem, formando, quem sabe, verdadeira comunidades virtuais de aprendizagem.
  • O papel do professor como um mediador, que orienta e cria situações de aprendizagem, que coopera e aprende junto, com-partilhando conhecimentos e aprendizagens.
  • Os aspectos gráficos são de fácil identificação e manuseio, tornando o OA acessível a todos, diria até que eles são bastante intuitivos.
  • O espaço destinado a formação de professores é fundamental, pois são eles, os professores, que irão fazer uso dos OA nas salas de aula com seus alunos. Além disso, tal formação possibilita que os idealizadores do OA re-avaliem constantemente e possam melhorá-lo corrigindo eventuais erros de concepção do OA.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Objeto de Aprendizagem: revendo as concepções


Creio que depois de ler o texto da colega Jésica Henck nesse fórum e ver os Objetos de Aprendizagem disponibilizados no ambiente, percebi que o meu Objeto de Aprendizagem, realizado para a disciplina Seminário Integrador 3, não corresponde ao que eu faria hoje. Penso que o mesmo poderia ter sido construído de forma mais objetiva, com um enfoque mais específico. Dito de outra maneira, meu Objeto de Aprendizagem ficou muito amplo, ficando mais com cara de Projeto do que necessariamente de Objeto de Aprendizagem. Hoje, sem sombra de dúvida, faria o mesmo mais enxuto. Dando mais espaço para que um ponto específico fosse explorado. Mas, como diz aquele programa de televisão, “agora é tarde”. Fica o aprendizado para os próximos Objetos de Aprendizagens que serão produzidos, não apenas durante o curso, mas, principalmente, em nossas escola, locais onde colocamos em prática nossas aprendizagens.

Objeto de Aprendizagem: Arte e Artesanato


Ao analisar, mesmo que superficialmente, o Objeto de Aprendizagem Dois, Arte e Artesanato, da colega Márcia, pude perceber que ela explora os três princípios da abordagem triangular: produção, apreciação e reflexão sobre a arte (contextualização).

O Objeto de Aprendizagem Arte e Artesanato começa com uma seleção de obras de arte e artesanato que são disponibilizadas aos alunos, o que possibilita que os mesmo apreciem e formem seus próprios conceitos sobre os dois termos, de maneira muito tranquila e significativa. Depois o Objeto solicita que os alunos partam para uma pesquisa, o que permite que os alunos ampliem seu conhecimento sobre os conceitos, tornando-os mais precisos, explorando inclusive sites de alguns artistas (Varejão, Krajcberg, Ostrower) que dão depoimentos sobre suas criações, aproximando os conceitos da prática artística. Gostaria de fazer apenas uma ressalva, talvez por não ter entendido direito a proposta final, creio que a parte de produção ficou um pouco solta. Não compreendi muito bem, se os alunos fariam qualquer tipo de produção. Digo isso por que “produzir trabalhos relacionados com as obras do artista que conheceram” pareceu-me muito amplo. Acredito que deveria ter aqui um maior detalhamento, talvez através de um projeto, um roteiro mínimo. Fica como uma sugestão para os próximos Objetos de Aprendizagem, não só da colega, mas dos meus também.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Método Montessori

Método Educacional Montessori
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Slideshare sobre o Método Montessori pescado na web e postado aqui como fonte de pesquisa e consulta. Agradeço a gentileza das meninas (referências no final do slide) que realizaram esse trabalho de pesquisa que sintetizaram de forma lúdica o método.

preciso de férias...