Caixa de Pandora

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Guerra e Paz" no Memorial da América Latina


Guerra e Paz, de Portinari, são exibidos pela primeira vez em São Paulo

Foi aberta nesta terça-feira (07/02) a visitação pública da exposição Guerra e Paz, de Portinari, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A exposição apresenta, pela primeira vez em São Paulo, os dois últimos e maiores murais pintados por Candido Portinari (1903-1962), Guerra e Paz, que passaram por um minucioso trabalho de restauro, realizado entre fevereiro e maio de 2011 em ateliê aberto ao público no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.


Encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova York, os painéis estavam localizados no hall de entrada da Assembleia Geral e eram de acesso restrito aos delegados das nações. Nem mesmo durante as visitas guiadas à ONU as obras podiam ser vistas pelo público, por razões de segurança.

Com a realização de uma grande reforma no edifício-sede da ONU entre 2010 e 2013, o Projeto Portinari, que cuida do legado do artista, conseguiu a guarda dos painéis para restaurá-los e promover sua exposição no Brasil e no exterior nesse período.

Para marcar o retorno dos painéis ao país, as obras foram reapresentadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em dezembro de 2010, 54 anos depois da primeira e única vez que o público brasileiro e o próprio Portinari tiveram a oportunidade de vê-las antes de serem embarcadas para os Estados Unidos.

Na época, os Estados Unidos não permitiram a ida de Portinari para a inauguração dos murais devido às ligações do artista com o Partido Comunista.

Antes de seguirem aos Estados Unidos, o empresário e mecenas ítalo-brasileiro Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), mais conhecido como Ciccillo Matarazzo, cogitou trazer os murais para São Paulo, terra natal de Portinari, para apresentá-las ao público paulista. Porém, seu desejo acabou não sendo concretizado.

“Não sei como expressar a felicidade que estou sentindo por apresentar Guerra e Paz pela primeira vez ao público paulista após o restauro das obras e também pela oportunidade de levá-las a outros países onde há grandes embaixadores do Brasil do nosso amor pela arte, da nossa vocação pela paz, pela fraternidade e pelo respeito às diferenças”, disse João Candido Portinari, filho do artista e fundador e diretor do Projeto Portinari na abertura da exposição para convidados, realizada na segunda-feira (06/02).

“Guerra e Paz são a síntese de uma vida inteira comprometida com o ser humano. Sua pintura, como sua militância política, levantou-se contra as injustiças, a violência e as misérias do mundo”, disse João Candido.

Os murais medem, cada um, 14 metros de altura e 10 metros de largura e são compostos, ao todo, por 28 placas de madeira compensada naval, com 2,2 metros de altura por 5 metros de largura, que pesam 75 quilos cada uma. A área total pintada, uma superfície de 280 metros quadrados, é maior do que a do Juízo Final, de Michelangelo, na Capela Sistina, na Itália.

Pintados entre 1952 e 1956, os murais representam a derradeira obra de Portinari. Intoxicado pelo chumbo das tintas que utilizava e impedido de pintar pelos médicos que o acompanhavam, o artista aceitou o convite do governo brasileiro para criar Guerra e Paz e, depois disso, adoeceu, falecendo em 6 de fevereiro de 1962 – há exatos 50 anos.

Na obra, a guerra é representada em cores vibrantes e chocantes pela figura de mães que perderam seus filhos – em uma alusão à Pietà, de Michelangelo. Por sua vez, a paz é retratada em tons pastel por, entre outras figuras, crianças em gangorras e balanços, pendendo no ar como anjos, conforme era a intenção do artista.

“Guerra e Paz representam a suprema e derradeira síntese da obra de Portinari, que é pontuada pelo contraponto entre o drama e a poesia, o trágico e o lírico, a fúria e a ternura, entre guerra e paz”, destacou João Candido. “Ele não foi somente um artista trágico. Também foi o pintor da ternura, do lirismo, da poesia e da infância.”

Exposição

A exposição ocupa três espaços do Memorial da América Latina. Os painéis estão expostos no Salão de Atos Tiradentes, em uma cenografia que lembra uma catedral, e poderão ser vistos pelo público em grupo de até 150 pessoas, devido à limitação do espaço.

Uma apresentação audiovisual de cerca de nove minutos é projetada sobre uma tela também de dimensões monumentais, entre os painéis, a cada hora.

Já na Galeria Marta Traba, também no Memorial, estão reunidos cerca de 100 dos 180 estudos originais preparatórios para Guerra e Paz catalogados pelo Projeto Portinari, junto a documentos históricos como cartas, depoimentos e fotos que contam, em detalhes, toda a trajetória de criação dos murais.

Obras de coleções internacionais vindas de Londres e Milão, como Feras, do Museo del Novecento de Milão, e Mulher Ajoelhada, proveniente de uma coleção particular, também integram esta sessão da exposição.

Completa a mostra a Biblioteca Victor Civita, localizada na Biblioteca Latino-Americana, que apresenta em formato digital a obra completa de Portinari por ordem cronológica.

Pertencente ao Projeto Portinari, o acervo é resultado do levantamento e catalogação de quase cinco mil obras e, aproximadamente, 30 mil documentos relacionados às obras, vida e época do pintor, nascido em Brodowski, no interior de São Paulo.

“Para nós é um prazer hospedar uma obra como esta e manter viva a memória de Portinari. O Estado de São Paulo mantém a Casa de Portinari, em Brodowski, que é um dos museus mais visitados do nosso estado”, disse Andrea Matarazzo, secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

Após a passagem por São Paulo, as obras deverão seguir para outras capitais e países, como Japão e Oslo, na Noruega, onde deverão ser expostas em dezembro por ocasião da entrega do prêmio Nobel da Paz, seguindo uma itinerância nacional e internacional que está sendo planejada até seu retorno à ONU, em 2013.

Guerra e Paz ilustram o Relatório de Atividades FAPESP 2009 e integraram uma exposição com reproduções de 25 obras de Portinari realizada de 20 de outubro a 30 de novembro de 2010 na sede da FAPESP, em São Paulo.

Leia a entrevista concedida por João Candido Portinari à Agência FAPESP em outubro de 2010, antes do trabalho de restauro, em: agencia.fapesp.br/12986. Mais informações sobre os painéis: www.guerraepaz.org.br.

Exposição Guerra e Paz, de Portinari
De 7 de fevereiro a 21 de abril, terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada franca
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664
Agendamento educativo: educativo@portinari.org.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Mais informações: www.memorial.sp.gov.br.

Agência FAPESP

texto originalmente publicado em PLANETA UNIVERSITÁRIO