Caixa de Pandora

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

?????


Rafa Anton - As perguntas de Luísa

Olá colegas, tutoras e professora orientadora!

Gostaria de primeiramente dar boas-vindas aos que chegaram até aqui, não sem lamentar por aqueles que deixamos pelo caminho. Em seguida gostaria de começar minha participação nesse fórum fazendo uma breve reflexão, em função de, talvez, não termos outra oportunidade de expormos nossos pensamentos com tanta autonomia.

Chegamos, finalmente, ao último semestre do curso de Artes Visuais. É chegada a hora de verdade. Somos realmente quem nos propomos ser? “Somos o que queremos ser?” Somos aquilo que esperavam de nós? Tenho minhas dúvidas. Em função dessas dúvidas, muito mais existenciais do que filosóficas, que me proponho ao enfrentamento de algumas questões que vieram à tona ao longo desse curso e que me fizeram refletir constantemente.

Correndo o risco de parecer piegas para alguns, arrogante para outros, posso dizer que fiz algumas poucas e verdadeiras amizades, que me são muito caras e que levarei para o resto de minha vida. Outras tantas pessoas foram apenas passageiras de um mesmo “coletivo” com quem talvez tenha trocado uma ou duas palavras e que mesmo assim deram sua contribuição, para o bem ou para o mal, para constituir-me no que sou hoje. Gosto de pensar que talvez também tenha contribuído para a constituição de outras pessoas.

Afetos e desafetos, discussões provocadas e evitadas, “ditos, não-ditos e inter-ditos”, noites mal dormidas, leituras e aprendizagens compartilhadas – Literatura, Filosofia, História, Arte e Ética - esforço nem sempre recompensado, cansaço, provocações aceitas ou não, dezenas de projetos executados, outros tantos adiados, por motivos que vão desde a falta de tempo até a falta de consistência dos mesmos, senso crítico aguçado, algumas vezes mais do que o necessário, tendência a procurar sempre o caminho mais longo e tortuoso, desafios são sempre estimulantes, faz parte do processo.

Revendo as produções feitas durante esses quatro anos, pensando o que elas tinham em comum, o que as tornava especial para mim, pude perceber que alguns temas, que me são caros, se repetiram e muitas vezes se desdobraram em sub-temas que tinham alguma ligação com o tema principal. Derivas ou construção planejada e consciente? Mundo analógico ou digital? Individual ou coletivo? Social ou artístico? Linguagem... Humanidade...Um pouco de cada. 

Penso nas últimas escolhas (pranchas, eixo, “fisicalidade” e virtualidade) e em quanto elas estão articuladas com tudo que já li, vi, ouvi; naquilo que eu sou e em como isso pode vir a ser algo que poderá contribuir para o aprendizado em artes visuais... Pensamentos soltos, por hora, algumas ideias alinhavadas, nada de concreto ainda... Em processo, como de costume. A partir dessas divagações, nem sempre claras de início, que penso em construir meu Objeto de Aprendizagem.

Namastê
soniamaris

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

sábado, 4 de agosto de 2012

Inspiração afetiva e artística: Adriana Daccache


Sempre acompanho o blog da Adriana Daccache.
Sinto que ele esteja restrito ao ambiente acadêmico e não aberto a todos na internet. 
Imagino que nem todo(a)s na UFRGS tenham o hábito de ler os blogs dos colegas e tutores. 
Eu, como diz a Neusa Vinhas, a-do-ro! 
Sinto-me nutrida com as imagens e os textos.
Não importa muito o formato (cinema, fotografia, pintura, desenho, literatura, etc...). 
Nas últimas incursões pelo blog da Adri, pude atualizar minha lista de filmes com a temática ARTE...Muito bom! 
Beijos para a Adri, o Rodrigo Nuñez e, principalmente, para a Nina.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Atelier de Artes: Inspiração 02...

Essas maletas maravilhosas são da Adriana Daccache e foram feitas pela sua irmã. 
Quem quiser ver mais pode acessar o blog As Coisas e as Chitas.