Caixa de Pandora

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vera Chaves Barcellos







“Vera Chaves Barcellos apresenta nesta exposição cerca de 86 imagens criadas a partir de fotografias feitas na praia de Ubu, no Espírito Santo, em 2006. A artista fotografou fachadas de casas que lhe chamaram a atenção devido à mistura de materiais utilizados em sua construção, e que eram, na sua maioria, de resultados esteticamente bastante discutíveis. Fez isso por mera curiosidade, mas ao examinar o resultado do conjunto das fotos, ocorreu-lhe fazer mais imagens das casas misturando umas com outras, uma idéia certamente sugerida pelas próprias casas originais. O resultado surpreende, pois não se distinguem muitas vezes as originais daquelas que foram forjadas através da manipulação das imagens.”

Por que Vera Chaves Barcellos? Por que ela é uma artista fantástica. Precisa dizer mais? Direi. Criou uma Fundação, FVCB, incrível que “acolhe”, divulga e incentiva a produção de arte contemporânea de forma muito criteriosa, parte em Porto Alegre (acervo documental) e parte na Sala dos Pomares, um espaço de exposições maravilhoso, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre (praticamente, minha vizinha).

Quem quiser ver o que estou falando assista ao vídeo na Sala dos Pomares.

Melhor ainda, entre no site da Fundação.

A produção artística da Vera é muito extensa e variada. O trabalho que escolhi para apresentar a artista não é novo, é de 2006, por coincidência o mesmo ano das obras da Rosangela Rennó. Trata-se de fotos de fachadas de casas que foram manipuladas, alteradas, chegando a composições completamente diferentes das originais, tornando as mesmas quase irreconhecíveis. Quanto a nós, observadores, não sabemos ao certo qual a imagem original, qual a manipulada, tanto que causam certo estranhamento quando descobertas.Interessante. Curioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário