Caixa de Pandora

domingo, 29 de janeiro de 2012

Objeto de Aprendizagem: Arte e Artesanato


Ao analisar, mesmo que superficialmente, o Objeto de Aprendizagem Dois, Arte e Artesanato, da colega Márcia, pude perceber que ela explora os três princípios da abordagem triangular: produção, apreciação e reflexão sobre a arte (contextualização).

O Objeto de Aprendizagem Arte e Artesanato começa com uma seleção de obras de arte e artesanato que são disponibilizadas aos alunos, o que possibilita que os mesmo apreciem e formem seus próprios conceitos sobre os dois termos, de maneira muito tranquila e significativa. Depois o Objeto solicita que os alunos partam para uma pesquisa, o que permite que os alunos ampliem seu conhecimento sobre os conceitos, tornando-os mais precisos, explorando inclusive sites de alguns artistas (Varejão, Krajcberg, Ostrower) que dão depoimentos sobre suas criações, aproximando os conceitos da prática artística. Gostaria de fazer apenas uma ressalva, talvez por não ter entendido direito a proposta final, creio que a parte de produção ficou um pouco solta. Não compreendi muito bem, se os alunos fariam qualquer tipo de produção. Digo isso por que “produzir trabalhos relacionados com as obras do artista que conheceram” pareceu-me muito amplo. Acredito que deveria ter aqui um maior detalhamento, talvez através de um projeto, um roteiro mínimo. Fica como uma sugestão para os próximos Objetos de Aprendizagem, não só da colega, mas dos meus também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário