Caixa de Pandora

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Objeto de Aprendizagem: Planeta Rooda



Aspectos importantes a destacar sobre o Objeto de Aprendizagem Planeta Rooda:

  • A construção do Objeto de Aprendizagem (OA) ter partido de uma necessidade concreta, captada pelas pesquisadoras através de pesquisa-entrevista com os possíveis usuários do AO, crianças estudantes da Educação Infantil e Séries Iniciais.
  • Unir o desenho, a expressão gráfica, à questão do lúdico, da brincadeira, do jogo; creio que essa união torna a aprendizagem muito mais saborosa nessa faixa etária.
  • Interatividade: a possibilidade de interação via bate-papo (síncrona) é bastante interessante, pois nessa idade, o contato com o outro desenvolve nas crianças uma noção de pertencimento ao grupo, a noção de cooperação e o aprendizado da partilha, não apenas de “coisas” mas de conhecimento e de afeto.
  • Espaços de Pesquisa (assíncrona) auxiliam na exploração e fundamentação teórica da arte, trazendo conceitos na hora certa (Planeta Pergunta), tornando o aprendizado significativo para as crianças.
  • Software Livre/Linux: o fato do software ser livre possibilita que o mesmo seja acessível não apenas para utilização das crianças mas, também, para que outros desenvolvedores de software possam ampliar, modificar e até quem sabe melhorar o OA tanto no seu projeto como nas suas aplicações devido à utilização do framework em código aberto.
  • A tecnologia digital ao alcance de todos (ciberinfantes ou nativos digitais) ampliando e desmistificando seu acesso, possibilitando trocas significativas da criança com a máquina (ferramenta indispensável da contemporaneidade) como meio de compreender melhor o mundo que a cerca de forma mais autônoma em espaços democráticos de aprendizagem, formando, quem sabe, verdadeira comunidades virtuais de aprendizagem.
  • O papel do professor como um mediador, que orienta e cria situações de aprendizagem, que coopera e aprende junto, com-partilhando conhecimentos e aprendizagens.
  • Os aspectos gráficos são de fácil identificação e manuseio, tornando o OA acessível a todos, diria até que eles são bastante intuitivos.
  • O espaço destinado a formação de professores é fundamental, pois são eles, os professores, que irão fazer uso dos OA nas salas de aula com seus alunos. Além disso, tal formação possibilita que os idealizadores do OA re-avaliem constantemente e possam melhorá-lo corrigindo eventuais erros de concepção do OA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário