Arte
Contemporânea: novas linguagens
Sônia
Maris Rittmann
“Desconfia
daqueles que te ensinam
Lista de nomes, fórmulas e datas e que
Sempre repetem modelos de cultura
Que são a triste herança que aborrece.
NÃO APRENDE APENAS COISAS
Pense nelas
E constrói sob teu desejo
E imagens que rompam a barreira que asseguram
Existir entre a realidade e a utopia:
Vive num mundo côncavo e oco,
Imagine como seria uma selva queimada,
Detém o movimento das ondas nas arrebentações,
Tinge o mar de vermelho,
Segue algumas paralelas até que te devolvam
Ao ponto de partida,
Coloque o horizonte na vertical,
Faz uivar um deserto,
Familiariza-te com a loucura.”
José Agustín Goytisolo
Lista de nomes, fórmulas e datas e que
Sempre repetem modelos de cultura
Que são a triste herança que aborrece.
NÃO APRENDE APENAS COISAS
Pense nelas
E constrói sob teu desejo
E imagens que rompam a barreira que asseguram
Existir entre a realidade e a utopia:
Vive num mundo côncavo e oco,
Imagine como seria uma selva queimada,
Detém o movimento das ondas nas arrebentações,
Tinge o mar de vermelho,
Segue algumas paralelas até que te devolvam
Ao ponto de partida,
Coloque o horizonte na vertical,
Faz uivar um deserto,
Familiariza-te com a loucura.”
José Agustín Goytisolo
Trabalhar com educação é estar sempre se
reinventando e aprendendo coisas novas. Com a prática de estágio II não foi
diferente. Nossa experiência anterior é extremamente válida na hora de planejar
e organizar as seqüências didáticas, mas de pouco valem se na hora de por em
prática não conseguimos perceber se as escolhas feitas estão funcionando para
aquela turma em especial.
Trabalhar com artes visuais, muito
especificamente, arte contemporânea foi uma experiência bastante especial.
Primeiramente, pelo fato de que esse é um conteúdo que a professora de artes da
escola dificilmente conseguia trabalhar, tanto por questões de currículo, como
por questões de falta de entendimento de sua importância. Segundo, por que os
alunos, nessa faixa etária - imersos em no mundo contemporâneo, sentindo-se
muitas vezes incomunicáveis, em que a velocidade e o individualismo é quem
manda, onde o mundo a sua volta causa estranhamento e espanto - estão mais do que
prontos para enfrentar esse desafio.
Provocar os alunos a pensar e produzir arte
como forma de desenvolver a sensibilidade e a expressão artística, fazendo com
que eles pudessem experimentar os diferentes processos de criação no qual a ideia,
a ação e o projeto é muito mais significativo do que o resultado final;
levá-los a perceber que qualquer material pode servir para criar arte, que não
precisamos de materiais caros e inacessíveis para expressarmos nossa
criatividade; perceber como a arte pode estar conectada com a vida cotidiana de
forma mais presente do que imaginamos.
A experiência proporcionada de leitura de
imagens, pesquisa, apreciação, relacionando as obras com a vida cotidiana a
partir das novas linguagens da arte contemporânea, do trabalhar coletivamente
para um mesmo fim, das produções textuais que tinham por fim levá-los a pensar
sobre a arte contemporânea possibilitou que os alunos se expressassem de forma
mais livre e pudessem ver com outros olhos a arte contemporânea, tantas vezes
incompreendida por falta de proximidade e desconhecimento de seus signos. Muito mais do que adquirir informação, os
alunos tiveram uma experiência ímpar para desenvolver sua percepção, observação,
imaginação e sensibilidade para a arte contemporânea, através de exercícios de
fruição, pesquisa e prática de forma contextualizada.
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