Caixa de Pandora

domingo, 24 de outubro de 2010

70 Milllion- Tranformações



Qual o artista que aparece no início no meio e no final do video?

Confesso de que de início não havia percebido a “Noite Estrelada...” no fundo a primeira imagem...Somente depois da colega Lauralice atentar para esse fato é que olhei com mais atenção...Julgava que o céu aparente era sem intenção. Ledo engano! Ao que parece, nada em se tratando de arte é por “acaso”, tudo que compõe uma obra de arte é intencional, e como tal, esse céu não estava ali por acaso... Que bom! Aprendemos com isso a ter mais atenção e também que as percepções nem sempre são as mesmas...e que devemos respeitar essas diferentes percepções e tentar aprender com elas.

As obras de Vicent Van Gogh que aparecem no início , meio e fim do vídeo “70 million” são:

"Noite Estrelada sobre Ródano"-1888

"Quarto em Arles" – 1888

"Vaso com Doze Girassóis" - 1888

"Autorretrato com a Orelha Cortada" – 1889

Ao separar as obras deste artista verifica-se que todas foram realizadas no mesmo ano e tratam de temas muito distintos. Qual a transformação que está sendo anunciada pelo conjunto destas obras?

Ou, o que poderiam significar estas obras em relação a existência do ser humano?

As características que aparecem nessas obras anunciam rupturas de representação, antes ditadas pela burguesia, sob influência do meio político, religioso e cultural. Com o advento da Revolução Industrial e dos movimentos sociais, os artistas manifestam-se através de suas obras, demonstrando seus anseios e sentimentos, com estilos diferentes, porém buscando sempre a liberdade de expressão e de criação artística. Van Gogh era um homem do seu tempo, vivia intensamente, de forma arrebatadora, seus des-amores, as brigas com a família, os amigos, a incompreensão, a mutilação, as angústias, a “loucura” e o suicídio...

Encontre as obras que correspondem a década de 60, que marcam justamente o movimento de contracultura, definindo uma nova transformação cultural - estariam significando outro renascimento? Que renascimento é este? E como foi desdobrado este novo renascimento dentro do video?

Creio que as duas grandes obras representadas nessa linha do tempo que marcam profundas mudanças conceituais na história da arte e da cultura ocidental são “O filho do homem” de René Magritte, representante do Surrealismo, exploração da arte pelo inconsciente, do homem anônimo que se apresenta diluído em um mundo que já não se compreende mais, que questiona os valores impostos pela sociedade industrial que massifica e despersonaliza os seres humanos transformando-os em seres sem rosto, sem identidade; e a obra “Marilyn Monroe” de Andy Warhol, representante da Contracultura, através da Pop Art - questionava arte, mídia e consumismo. Apontando uma nova forma de ser e se relacionar com o mundo e com as “coisas”.

Qual a figura central desse outro renascimento? Relacione as obras em que esta figura aparece como centro.

De forma diferentes, creio que ambos artistas buscam o resgate do humano, do retorno ao que deveria ser o mais importante: o humano que ainda existe em cada um de nós, sem máscaras, sem subterfúgios, sem que nos tornemos “mais um” na massa de iguais, mas que sejamos únicos, diferentes, um ser “ímpar”.

Bem, toda a nossa conversa neste forum enfatiza a presença da arte no mundo como constituída pelo seu próprio tempo, ou como diz Merleau-Ponty "a arte é por um lado um ato essencialmente poético e por outro é uma escolha do artista condicionada temporalmente".

Queremos enfatizar com isso a importância da arte no desenvolvimento do ser humano aliada a reflexão sobre o desenvolvimento do ser humano no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário