Caixa de Pandora

domingo, 5 de junho de 2011

Os quatro elementos - vídeo


Exercício 4- vídeo com tema;
O que estamos pensando?
Arte e tecnologia Digital II


Os Quatro Elementos

Sônia Maris Rittmann

POLO POA 1- UFRGS

"Um pouco de possível, senão sufoco" (Deleuze)

O vídeo “Os Quatro Elementos” produzido para a disciplina de Arte e Tecnologia Digital II, parte da pergunta “o quê estamos pensando?” Pensamos milhares de coisas todos os dias e quando nos fazem essa pergunta, não sabemos o que selecionar entre todas elas. Podemos dizer que vivemos o nosso cotidiano em um ritmo alucinante: trabalho, escola, família, amigos...

O mundo contemporâneo nos obriga a viver nessa correria. Tempo e movimento, dois conceitos explorados por Deleuze quando falamos de cinema-vídeo. Justamente o que nos traz até aqui: a falta de um (tempo) e o excesso de outro (movimento). Entre o que queremos e o que podemos, entre o real e o virtual: o que nos motiva a levantar todos os dias da cama? Qual o nosso olhar sobre o mundo em que vivemos? Quais as experiências que nos acrescentam, nos transformam fazendo-nos crescer? O que nos faz singular? O que produzimos-criamos?

Nosso cotidiano nos impele a viver uma multiplicidade de papeis e funções que nos faz quase esquecer quem nós verdadeiramente somos: seres humanos. Iguais em essência a todos os demais seres vivos. Essa percepção de humanidade faz pensar na energia que constitui tudo que existe sobre o planeta. Faz pensar nos quatro elementos cultuados em todo o mundo, seja nas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas: gregos, chineses, indianos, muito antes de nós, se debruçavam sobre o tema, sendo que para alguns, havia ainda um quinto elemento. Fico com os quatro elementos, ar, água, fogo e terra, embora pense que a possibilidade de um quinto elemento seja muito possível embora improvável. Essa é uma temática que aparece de forma embrionária em trabalhos anteriores, fotografias, sem que tivesse me apercebido. Penso que o tema, os quatro elementos, servirá de base para criação de muitos outros que ainda virão. Penso que talvez não tenhamos o tempo que gostaríamos para a realização dos trabalhos, mas que de certa forma, a pressão da urgência nos faz parar um momento e fazer, experimentar agora, sem deixar para depois, o que me parece muito positivo.

O processo de produção do vídeo, mesmo que demorado, foi mais tranqüilo do que o processo do planejamento e da escritura. Depois de definido o tema, partir para as filmagens, que foram muitas, com ângulos, cortes, edições e áudios diferentes, até chegar aos dois vídeos finais foram várias horas de filmagem. Escolher e editar, cortar o que não fazia parte da ideia central. Os entrelaçamentos das imagens sobrepostas são propositais, assim como o áudio que mistura o barulho das ondas do mar e do vento com a música instrumental primorosa de Ângelo Primon.

Minha experiência com produção de vídeo é bastante recente, até o início de disciplina era apenas uma apreciadora da arte. Amo cinema e fotografia e acredito que essa disciplina trouxe muitas experiências novas que transformaram a forma com que verei cinema e vídeo daqui para frente. Uma coisa é assistir uma produção, outra bastante diferente é fazer essa produção. Ganhamos muito com essa disciplina. Hoje, compreendo melhor por que há tantas obras em vídeo nas Bienais, principalmente as do Mercosul. É um campo fascinante. Possui um amplo raio de ação, que nos envolve de forma tão intensa, através da experimentação, que nos leva a perceber de outra maneira tudo que nos cerca.

Versão final do vídeo “Os Quatro Elementos”:

http://www.youtube.com/watch?v=ZRsb-VkeNco




Nenhum comentário:

Postar um comentário