Caixa de Pandora

domingo, 5 de julho de 2009

Portólio-blog

"Caminante no hay camino,
se hace camino al andar..."

Começo meu texto sobre Portfólio citando dois versos do poeta espanhol Antonio Machado (1875-1939), por entender que estes versos representam a síntese perfeita do que estou sentindo nesse momento “caminhando...”. Momento não apenas do curso de Artes Visuais, momento de vida, em que tudo está em processo de construção, melhor dizendo de desconstrução. Velhos paradigmas sendo quebrados diariamente, velhos estereótipos sendo colocados definitivamente no lixo... É um momento de refletir sobre aquilo que andamos lendo/vendo/ouvindo/sentindo durante nossas diferenciadas trajetórias como professores-alunos e de que forma vamos incorporando tudo isso à nossa prática educacional e a nossa personalidade.
Estamos nos reinventando diariamente e para não perdermos o rumo penso que devemos ter um fio condutor que nos guie durante essa reinvenção. Para que essas experiências não se transformem em um amontoado caótico de saberes desconectados e incoerentes. Fio esse que pode ser melhor entendido a partir da construção do portfólio-blog... Alguns professores já utilizam uma espécie de diário em que registram mais especificamente as questões de aprendizagem de seus alunos. Outros fazem anotações mais esparsas em agendas de maneira muito resumida sobre acertos e erros cometidos durante suas práticas visando uma possível e necessária correção de rumo. Acredito que a maioria dos professores, por razões que não cabe aqui explicitar, não anotam nada. Penso que o Portfólio contribuirá de forma bastante rica para que nós, professores-alunos, possamos organizar de maneira dinâmica essa reflexão crítica, que muitas vezes se perde por falta de organização de nossa parte. Pensamos e falamos muito sobre ensino-aprendizagem no nosso cotidiano escolar, porém, pouco escrevemos sobre essas nossas experiências como educadores-educandos.
Confesso que não só conhecia o portfólio particular ou profissional, que para mim, era uma espécie de pasta em que os profissionais de áreas como publicidade e propaganda, arquitetos, artistas plásticos, produtores teatrais e etc organizavam suas produções para “vender” a algum cliente. Quanto ao blog, também tinha a meu ver, outra utilidade: um diário – uma forma que jornalistas, publicitários, donas de casa, etc... tem de dizer o que pensam a quem interessar possa. É uma forma bastante democrática de divulgar sua produção. Nunca tinha pensado em juntar blog e portfólio em uma única “coisa”. É interessante e ao mesmo tempo assustador... Principalmente pelo caráter expositivo do mesmo. Nas palavras da Profª Drª Umbelina Barreto, citando Jorge Larrosa, o sujeito da experiência em educação é um sujeito ex-posto ao risco daquilo que experimenta. É difícil se expor e, mais difícil ainda, refletir em “voz alta” enquanto construímos essa reflexão. É um aprendizado que valoriza o processo. Incorporamos essas mudanças ao nosso fazer, ao nosso pensar e vamos crescendo com eles. Vamos socializando nossas pequenas descobertas e nossas grandes dúvidas. Num ir e vir constante que pretende juntar a dinâmica do fluxo constante da vida ao nosso fazer pedagógico. Para tentar dar um fecho a esse começo do que me parece vai ser uma grande reflexão gostaria de citar um pequeno trecho de Paulo Freire, grande mestre-educador brasileiro, retirado da Pedagogia do Oprimido “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” Eu acrescento que é isso que dá sabor ao que fazemos.
O texto acima, que pretende ser um começo de uma grande reflexão, que irá permear minha trajetória no curso de artes-visuais, teve como base, além das conversas-discussões, formais e informais com colegas, velhos e novos amigos, tutoras e professora, os textos:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

HYPOLITTO, Dinéia. O uso do portfolio, a reflexão e a avaliação. Disponível em: <
http://br.geocities.com/dineia.hypolitto/arquivos/artigos/291_19.pdf> Acesso em 26 de junho de 2009.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Disponível em: <
http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf> Acesso em 26 de junho de 2009.

Portofolio-Investigação Educacional.Disponível em:
http://webfoliando1.blogspot.com/ acesso em 05/07/2009.

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