Caixa de Pandora

sábado, 2 de julho de 2011

Relato da Execução do Plano de Aula

a inspiração...

o processo...

o resultado...

a mostra...


Relatório da Aplicação do Plano de aula - ARTE POSTAL

A aula ARTE POSTAL teve como objetivo principal propor uma reflexão sobre as relações entre linguagem, comunicação e arte contemporânea, propondo um diálogo entre a área das Linguagens, Códigos e suas tecnologias e a área Sócio-Histórica, conforme PLANO DE AULA. Tal proposta surgiu a partir de observações sobre a rapidez com que as novidades tecnológicas vão se impondo a todos nós e no quanto vamos deixando para trás “velhos hábitos” como o das correspondências tradicionais: cartas e cartões postais, trocando-os pelas novas formas de comunicação: emails, tweets, MSN, facebook, orkut, etc. Nesse sentido, a ARTE POSTAL foi eleita por seu caráter comunicativo, estético e político.

O primeiro desafio foi vencer a barreira do comodismo, da praticidade dos meios eletrônicos, tão presentes na vida de todos nós, hoje em dia, e partir para uma produção mais “artesanal” que pudesse desenvolver a sensibilidade artística e resgatar essa forma de comunicação tão expressiva. Conhecer o papel histórico e cultural da ARTE POSTAL, elencando os pioneiros utilizaram a mesma e sua intencionalidade, foi estimulante e os alunos adeririam a proposta com muita curiosidade e entusiasmo, fazendo muitos questionamentos durante a sessão do vídeo Arte Postal: um modo diferente de tratar a Arte¹. A curiosidade também recaiu sobre a diversidade de suportes e materiais que poderiam ser utilizados na confecção dos POSTAIS e sobre se esses materiais seriam ou não aceitos pelos Correios. Dúvidas que puderam ser sanadas durante a pesquisa realizada no laboratório de informática e que foram retomadas e discutidas na aula seguinte, durante a criação e produção dos POSTAIS.

Para a criação dos POSTAIS, concordamos em utilizar o formato 10cm X 15cm, mesmo sabendo da possibilidade de utilizarmos outros formatos. A temática eleita para o trabalho foi “O que nos motiva?” e a partir desse tema os alunos expressaram seus sentimentos, gostos pessoais, habilidades nas artes ou nos esportes, afetos... Quanto às técnicas utilizadas, cada aluno pode escolher sua técnica preferida. Tivemos trabalhos com desenhos, colagens, pinturas, técnicas mistas. O resultado foi muito interessante, com uma boa diversidade de trabalhos, que podem ser apreciados nas fotos acima.

Fizemos uma pequena mostra na sala de aula dos POSTAIS produzidos para que os alunos pudessem apreciar os trabalhos dos seus colegas, além de uma conversa informal sobre a validade da atividade para a atualidade, que também serviu como forma de compartilhar os aprendizados e refletir sobre outras formas de realizar os POSTAIS. Algumas propostas de continuidade surgiram, como, por exemplo, participarem de alguma Convocatória de Arte Postal, como a da Constança Lucas, que tem como temática “Os Livros”, tema que interessou aos que participaram da aula de ARTE POSTAL. Além dessa sugestão, os alunos ainda pensaram em trocarem POSTAIS com alunos de uma escola, com a qual mantemos alguns contatos em função de outras atividades conjuntas que já realizamos. Todas as sugestões são válidas e foram repassadas à professora de Artes que trabalha com a turma.

A principal dificuldade encontrada na realização do trabalho penso que foi o tempo de quatro aulas de 45 minutos, embora suficiente para uma introdução sobre a ARTE POSTAL e a produção dos postais, poderia ser maior e até ser retomado e mais explorado pela professora de Artes da turma, dando uma continuidade e um maior aprofundamento da ARTE POSTAL. Além disso, uma exposição dos trabalhos para toda a escola também agregaria mais valor aos POSTAIS dos alunos, que se esforçaram tanto nas suas criações.

O trabalho com ARTE POSTAL trouxe contribuições muito significativas para todos os envolvidos no processo. Tanto que muitos alunos fizeram POSTAIS extras para enviarem a parentes e amigos que moram em outras cidades e estados, alguns manifestaram desejo de utilizarem os POSTAIS para presentearem amigos. Penso que esse trabalho foi muito gratificante e os desdobramentos dele ainda estão por vir, mas, o importante é que o embrião foi plantado, agora é dar o devido tempo para que ele se desenvolva e gere novas possibilidades de aplicação.

Referências:

¹Vídeo Arte Postal: um modo diferente de tratar a arte Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ayl6BXd2uR4&NR=1 Acesso em 17/04/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário