Plano de Aula: Arte Postal
Sônia Maris Rittmann
Polo 01 UFRGS POA
01. Identificação:
O presente Plano de Aula, pensado a partir da disciplina de Planejamento em Artes Visuais, deverá ser aplicado na EEEB Profº Gentil Viegas Cardoso, em Alvorada, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com 32 alunos freqüentando, sendo 20 meninas e 12 meninos, com idade que varia de 16 a 25 anos.
02.Tema Central:
O tema do Plano de Aula surgiu a partir da proposta de situação de aprendizagem, fruto de uma reflexão sobre linguagens, comunicação e arte contemporânea e propõe um diálogo entre diferentes áreas tendo como foco principal a ARTE POSTAL.
03. Objetivo Geral:
Pensar a linguagem, comunicação e a arte contemporânea, em um mundo que vive às voltas com a rapidez tecnológica à nossa disposição, através da ARTE POSTAL parece ser um desafio estimulante que poderá desenvolver a sensibilidade artística e a prática da troca de correspondência de uma forma alternativa aos meios eletrônicos.
04. Objetivo Específico:
O objetivo principal é conhecer o papel histórico e cultural da ARTE POSTAL, através de pesquisa sobre os pioneiros da ARTE POSTAL, as características dessa forma de arte, os suportes, os temas, as técnicas que podem ser utilizadas (desenho, colagem, costura, pintura...), e, principalmente, sobre as fronteiras geográficas e políticas que são ultrapassadas quando se produz e se envia um postal.
05. Conteúdos abordados:
Ao propor a ARTE POSTAL como forma de linguagem, comunicação e arte, de forma interdisciplinar (história, arte, política, cultura, geografia, linguagens...), a abordagem é de resgate de uma forma diferente de correspondência e de suas raízes históricas e culturais, penso em desenvolver as potencialidades das diversas técnicas possíveis para o suporte (a princípio o formato 10cm X 15 com) com criações em desenho, pintura, colagens, costuras, decoupagem ou outras técnicas que possam surgir no desenvolvimento da aula. O importante é que cada aluno pense sua produção, descubra sua intencionalidade e desenvolva sua poética própria na criação do postal.
06. Procedimentos/Metodologias empregadas:
A apresentação de um vídeo Arte Postal: um modo diferente de tratar a Arte¹ pode servir como introdução ao tema e discussão sobre a viabilidade desse formato nos dias atuais, com tantas ferramentas à disposição da comunicação humana. Paralelos entre o ontem, hoje, amanhã podem ser traçados, possibilitando uma contextualização da arte, da história, da política... Seguido de um debate sobre o que sabemos sobre ARTE POSTAL, levantando-se questões sobre o assunto, para as pesquisas que visam suprir as lacunas sobre o estudo, que podem ser feitas no laboratório de informática. Após as pesquisas voltamos à discussão para troca de informações em aula e a posterior produção dos postais. Sugeriria que a produção de postais fosse, preferencialmente, a partir de algum tema de interesse dos próprios alunos: tecnologia, música, relacionamentos, mudanças, trabalho, participação social, moda... Algum tema que eles pudessem se envolver e que fosse significativo para eles, possibilitando algum crescimento, seja pessoal, profissional, cultural, educativo...O tema deve surgir a partir dessa discussão.
07. Cronograma de desenvolvimento da aula:
O Plano de Aula ARTE POSTAL tem previsão de ocorrer em 4 aulas de 45 minutos cada:
1º aula (45min): Proposta de trabalho, exibição do vídeo e levantamento de questões;
2º aula (45 min): pesquisa na Internet sobre ARTE POSTAL – contexto histórico e cultural, no mundo e no Brasil, principais artistas que se utilizaram a ARTE POSTAL como forma de expressão, técnicas, suportes, formatos, etc.
3ª e 4ª aula (45 min cada): retomada das pesquisas e produção dos postais;
08. Recursos de ensino:
Os recursos necessários para a execução do Plano de Aula ARTE POSTAL são os mesmos utilizados normalmente para outras aulas, por esse motivo penso não haver problemas para sua realização.
O laboratório de informática deve ser reservado com antecedência para a realização das pesquisas.
Os materiais utilizados na confecção dos postais devem ser solicitados aos alunos na primeira aula: lápis preto, lápis de cor, giz de cera, tesoura, cola bastão, recortes de revistas, carimbos diversos (que foram confeccionados artesanalmente em outra aula), ou outro material que os alunos julguem interessante para a confecção de sua ARTE POSTAL.
09. Avaliação:
O momento de avaliação é sempre bastante tenso, por mais que o trabalho tenha sido prazeroso. Buscando superar essa tensão, proponho uma avaliação compartilhada em que o aluno e o professor discutam se os objetivos foram atingidos e se houve ou não a construção do conhecimento através da compreensão da arte e do significado da ARTE POSTAL ontem e hoje.
10. Socialização do trabalho:
Produzir uma exposição dos trabalhos para toda a escola também seria uma forma de aprendizagem e socialização do que foi feito pelos alunos. A maioria dos alunos tem muito prazer em mostrar seus trabalhos e sente-se valorizado quando essas exposições acontecem. Não de forma impositiva, mas como um convite ao compartilhar, ao refletir sobre o que foi produzido em uma discussão ampliada, fora das quatro paredes da sala de aula, de forma mais abrangente, em contato com o outro, o espectador, num exercício que é também reflexivo.
¹Vídeo Arte Postal: um modo diferente de tratar a arte Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ayl6BXd2uR4&NR=1 Acesso em 17/04/2011
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