Caixa de Pandora

sábado, 23 de junho de 2012

Objeto propositor: Jogo PORTO DAS ARTES


Objeto propositor: Jogo PORTO DAS ARTES
 Sônia Maris Rittmann
Justificativa do Jogo
A partir dos temas “Linguagem, Humanidade e Expressão”, presentes no verso da prancha desenvolvida na disciplina Seminário Integrador 7; na proposta triangular de Ana Mae Barbosa (apreciar, fazer e contextualizar); no Mapa Conceitual Professor-Pesquisador-Curador; no conceito de rizoma dos estudos desenvolvidos no curso de extensão (Re)Significando a Arte-Educação desenvolvido pela UFRGS, em pesquisas paralelas e no interesse pelo universo cultural da cidade de Porto Alegre, penso ser interessante a criação de um jogo que contemple além das obras de arte presentes na prancha, também o contexto histórico e cultural da cidade escolhida para o jogo.

Entendendo o jogo como uma proposta de aprendizado interdisciplinar, significativa e lúdica, envolvendo diversas áreas do conhecimento: Arte, Cultura, Patrimônio Histórico, etc., o objetivo primeiro do jogo seria o enriquecimento cultural e artístico dos jogadores-alunos, através de uma atividade que além de lúdica, proporciona o desenvolvimento de habilidades de socialização; interação; comunicação e expressão; apreciação de obras de arte, de espaços culturais e do patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre, 

 Cartões Postais
Componentes do jogo:
Mapa da Cidade (ilustrado) – serve de tabuleiro do jogo;
Cartões Postais (das obras de Arte, da Cidade e dos Espaços Culturais);
Cartões-Descritivos (dos artistas, das obras, dos espaços...);
Cartões-Atividades (teatro, cinema, artes visuais, dança, fotografia, café...)
Peões coloridos– representam os jogadores;
Bolas numeradas (ocultas em um saco de tecido);
Envelopes Coloridos;
Dados

 
O Jogo: Porto das Artes (Porto Alegre - Cidade das Artes)
Porto das Artes pretende ser um jogo de tabuleiro (Mapa) em que os participantes (alunos-jogadores) trilharão diferentes percursos a partir do marco zero da cidade, desvendando, conhecendo, revendo, descobrindo, explorando a Arte presente em cada canto da cidade de Porto Alegre, nas suas variadas linguagens, formas e locais.

Objetivo do Jogo:
Entendendo o jogo como uma proposta de aprendizado interdisciplinar, significativa e lúdica, envolvendo diversas áreas do conhecimento: Arte, Cultura, Patrimônio Histórico, etc., o objetivo primeiro do jogo deve ser o enriquecimento cultural e artístico dos alunos-jogadores, através de uma atividade que além de lúdica, proporciona o desenvolvimento de habilidades de socialização; interação; comunicação e expressão; apreciação de obras de arte, de espaços culturais e do patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre.

Postais MARGS acervo permanente


Postais Ibere Camargo acervo permanente

Regras/ Procedimentos:
Abre-se o Mapa-tabuleiro em uma mesa ou no chão de acordo com a preferência dos participantes;
Os participantes podem escolher seus parceiros de equipe.
Definidas as equipes, cada uma delas será representada por um pião de uma cor diferente.
As equipes posicionam seus peões no Mapa-Tabuleiro, exatamente no marco zero, na Fonte Talavera*, em frente a prefeitura de Porto Alegre-RS, do Mapa-tabuleiro.
O jogo inicia com um sorteio da ordem de jogo das equipes participantes, através do jogo de dados. A equipe que tirar a maior soma numérica dos dados começa a jogar e assim sucessivamente.
A cada jogada, as equipes devem retirar do saco de tecido, uma bola numerada que indicará o local para o qual deverá deslocar seu peão. (Ex. número 89-Fundação Iberê Camargo*)
Chegando ao local indicado, a equipe deverá, pegar o Cartão Postal do envelope correspondente ao local, que trará informações e imagens do local; E uma Ficha de Atividades que indicará o que a equipe deverá fazer e apresentar na próxima rodada. Ou seja, a equipe tem uma rodada para estudar sua tarefa, definir quem apresenta, como será essa apresentação, etc... (Ex. Na Fundação Iberê Camargo*, escolher uma das obras do acervo permanente e apresentá-la aos demais participantes do jogo; ou Falar sobre o Projeto arquitetônico do prédio; ou falar sobre o Projeto Pedagógico da Instituição);
As opções de atividades podem variar de acordo com o nível de compreensão estética ou os estudos que o professor propositor queira desenvolver.
As informações estarão nos Cartões Descritivos, que ficarão à disposição dos participantes para pesquisa.

Outras possibilidades para o jogo:
1) O jogo pode prolongar-se por muitas aulas, e pode também sofrer modificações conforme as necessidades do propositor e dos jogadores, acrescentando-se, ou retirando-se, Cartões Postais, Cartões Descritivos, Cartões de Atividades, ou mesmo um novo Mapa, que pode ser criado coletivamente pelo grupo.
2) O jogo pode ter um caráter mais real, se as atividades das equipes forem “concretas”, como por exemplo, uma que contemple a visitação a um dos espaços e fotografá-lo ou criar um vídeo no local, com a presença física dos participantes, tornando o jogo mais interessante ainda. Basta que o propositor e os alunos-jogadores percebam que isso seja possível e organizem-se de forma a estender o jogo para além-muros...

* Cada espaço, obra, artista, conceito terá seu Cartão Descritivo para que os alunos ampliem seus conhecimentos nas diferentes áreas e linguagens, que ficará a disposição dos mesmo para pesquisa.




Referências:
Leituras da Cidade. Disponível em  http://www.ufrgs.br/leiturasdacidade/oprojeto.php
Jogos antigos. Disponível em http://www.jogos.antigos.nom.br/jmod.asp
Rizomas. Curso (Re)Significando a arte-educação... Disponível em http://moodle.cinted.ufrgs.br/moodle/course/view.php?id=241

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