Objeto propositor: Jogo PORTO DAS ARTES
Sônia Maris Rittmann
Justificativa do Jogo
A partir dos temas “Linguagem, Humanidade e Expressão”, presentes
no verso da prancha desenvolvida na disciplina Seminário Integrador 7; na
proposta triangular de Ana Mae Barbosa (apreciar, fazer e contextualizar); no
Mapa Conceitual Professor-Pesquisador-Curador; no conceito de rizoma dos
estudos desenvolvidos no curso de extensão (Re)Significando a Arte-Educação
desenvolvido pela UFRGS, em pesquisas paralelas e no interesse pelo universo
cultural da cidade de Porto Alegre, penso ser interessante a criação de um jogo
que contemple além das obras de arte presentes na prancha, também o contexto
histórico e cultural da cidade escolhida para o jogo.
Entendendo o jogo como uma proposta de aprendizado
interdisciplinar, significativa e lúdica, envolvendo diversas áreas do
conhecimento: Arte, Cultura, Patrimônio Histórico, etc., o objetivo primeiro do
jogo seria o enriquecimento cultural e artístico dos jogadores-alunos, através
de uma atividade que além de lúdica, proporciona o desenvolvimento de
habilidades de socialização; interação; comunicação e expressão; apreciação de
obras de arte, de espaços culturais e do patrimônio histórico da cidade de
Porto Alegre,
Cartões Postais
Componentes do jogo:
Mapa da Cidade (ilustrado) – serve de tabuleiro do jogo;
Cartões Postais (das obras de Arte, da Cidade e dos Espaços
Culturais);
Cartões-Descritivos (dos artistas, das obras, dos espaços...);
Cartões-Atividades (teatro, cinema, artes visuais, dança,
fotografia, café...)
Peões coloridos– representam os jogadores;
Bolas numeradas (ocultas em um saco de tecido);
Envelopes Coloridos;
Dados
O Jogo: Porto das Artes (Porto Alegre -
Cidade das Artes)
Porto das Artes pretende ser um jogo de tabuleiro (Mapa) em que
os participantes (alunos-jogadores) trilharão diferentes percursos a partir do
marco zero da cidade, desvendando, conhecendo, revendo, descobrindo, explorando
a Arte presente em cada canto da cidade de Porto Alegre, nas suas variadas
linguagens, formas e locais.
Objetivo do Jogo:
Entendendo o jogo como uma proposta de aprendizado
interdisciplinar, significativa e lúdica, envolvendo diversas áreas do
conhecimento: Arte, Cultura, Patrimônio Histórico, etc., o objetivo primeiro do
jogo deve ser o enriquecimento cultural e artístico dos alunos-jogadores,
através de uma atividade que além de lúdica, proporciona o desenvolvimento de
habilidades de socialização; interação; comunicação e expressão; apreciação de
obras de arte, de espaços culturais e do patrimônio histórico da cidade de
Porto Alegre.
Abre-se o Mapa-tabuleiro em uma mesa ou no chão de acordo com a
preferência dos participantes;
Os participantes podem escolher seus parceiros de equipe.
Definidas as equipes, cada uma delas será representada por um
pião de uma cor diferente.
As equipes posicionam seus peões no Mapa-Tabuleiro, exatamente no
marco zero, na Fonte Talavera*, em frente a prefeitura de Porto Alegre-RS, do
Mapa-tabuleiro.
O jogo inicia com um sorteio da ordem de jogo das equipes
participantes, através do jogo de dados. A equipe que tirar a maior soma
numérica dos dados começa a jogar e assim sucessivamente.
A cada jogada, as equipes devem retirar do saco de tecido, uma
bola numerada que indicará o local para o qual deverá deslocar seu peão. (Ex.
número 89-Fundação Iberê Camargo*)
Chegando ao local indicado, a equipe deverá, pegar o Cartão Postal do envelope
correspondente ao local, que trará informações e imagens do local; E uma Ficha de Atividades que indicará o que
a equipe deverá fazer e apresentar na próxima rodada. Ou seja, a equipe tem uma
rodada para estudar sua tarefa, definir quem apresenta, como será essa
apresentação, etc... (Ex. Na Fundação
Iberê Camargo*, escolher uma das obras do acervo permanente e apresentá-la
aos demais participantes do jogo; ou Falar sobre o Projeto arquitetônico do
prédio; ou falar sobre o Projeto Pedagógico da Instituição);
As opções de atividades podem variar de acordo com o nível de
compreensão estética ou os estudos que o professor propositor queira
desenvolver.
As informações estarão nos Cartões Descritivos, que ficarão à
disposição dos participantes para pesquisa.
Outras possibilidades para
o jogo:
1) O jogo pode prolongar-se por muitas
aulas, e pode também sofrer modificações conforme as necessidades do propositor
e dos jogadores, acrescentando-se, ou retirando-se, Cartões Postais, Cartões
Descritivos, Cartões de Atividades, ou mesmo um novo Mapa, que pode ser criado
coletivamente pelo grupo.
2) O jogo pode ter um caráter mais real,
se as atividades das equipes forem “concretas”, como por exemplo, uma que
contemple a visitação a um dos espaços e fotografá-lo ou criar um vídeo no
local, com a presença física dos participantes, tornando o jogo mais
interessante ainda. Basta que o propositor e os alunos-jogadores percebam que
isso seja possível e organizem-se de forma a estender o jogo para além-muros...
* Cada espaço, obra, artista, conceito terá seu Cartão Descritivo para que os alunos
ampliem seus conhecimentos nas diferentes áreas e linguagens, que ficará a
disposição dos mesmo para pesquisa.
Referências:
BARBOSA, Ana
Mae. Disponível em http://plurissignificacao.blogspot.com.br/search/label/Ana%20Mae%20Barbosa
Leituras da
Cidade. Disponível em http://www.ufrgs.br/leiturasdacidade/oprojeto.php
Jogos antigos.
Disponível em http://www.jogos.antigos.nom.br/jmod.asp
Mapa
Conceitual. Disponível em http://plurissignificacao.blogspot.com.br/search/label/Mapa%20Conceitual
Prancha de
Imagens. Disponível em https://www.dropbox.com/sh/ii5z5e96o3w8qzf/gSovthwWJV/seminario_7/Pranchas%20em%20pdf/SONIA%20MARIS%20RITTMANN.pdf
Rizomas. Curso
(Re)Significando a arte-educação... Disponível em http://moodle.cinted.ufrgs.br/moodle/course/view.php?id=241
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