Caixa de Pandora

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Afinal de contas por que lemos?


Esse boneco é o mascote do nosso projeto de leitura
que funciona na escola há 5 anos

Várias pessoas tentaram decifrar esse enigma...Algumas pessoas leem por curiosidade, outras por obrigação, uns poucos, talvez, por vontade de aprender...Mas o que eu gostaria mesmo é que as pessoas lessem por prazer, para encontrar-se, para responder aos questionamentos dela e confrontá-los com os questionamentos dos outros, para partilhar... Sonho? Talvez. Mas se pensarmos bem, lemos em diversas situações ao longo de nossa vida. Lemos por que queremos mais... Sempre mais. Mais amor, mais amigos, mais cultura, mais vida... Mais felicidade, enfim... E quando descobrimos o prazer de ler, não conseguimos mais parar. E isso ninguém tira de nós. Se conseguirmos passar isso para nossos alunos e extrapolando para aqueles com quem convivemos diariamente, no trabalho, em casa, na família, já seria um grande presente.

A partir dessa reflexão podemos responder as questões postas:

O professor é um leitor?
Penso que não há como generalizar. Não há como dizer "o" professor é leitor. Há aqueles que são leitores e bons leitores, que conseguem cativar seus alunos para a leitura e apresentar toda a magia e encantamento dos livros.
E, infelizmente, há aqueles que "cumprem calendário", como costumamos dizer. Só fazem o básico, mal leem um jornal, eventualmente, não tem afinidade alguma com nenhum tipo de leitura e alegam toda sorte de desculpas... Que vão da falta de tempo à falta de dinheiro para adquirir um livro. Desculpas, é claro.

Como a escola estimula a leitura?
Acredito que deveria estimular e algumas fazem isso com bastante propriedade, apesar das dificuldades que vão da falta de livros à falta de um pessoa que se responsabilize pela biblioteca. Dentre aquelas que estimulam a leitura, há sempre um grupo de professores que acreditam na importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano, que investem, e inventam formas de propiciar esse momento lúdico aos seus alunos. As que não o fazem, tal qual os professores que não leem, inventam desculpas para que a leitura não aconteça.

Que preferência de leitura a escola propicia?
Entre as preferências de leitura das escolas, podemos dizer que, ao menos na minha escola, há uma certa tendência para a leitura informativa em detrimento da leitura lúdica. Trata-se da nossa velha mania de focar a leitura nas funções referenciais ou metalinguística e o esquecimento das outras leituras possíveis. Infelizmente, deixamos pouco tempo para a leitura de textos literários, da leitura pelo simples prazer, descompromissada, por pura fruição... Em geral isso se perde após a saída do ensino fundamental, nas séries iniciais. O que é uma lástima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário