Caixa de Pandora

sábado, 3 de outubro de 2009

Pintura


Esse semestre iniciaremos a disciplinas de Arte e Processo... E, pelo que pude perceber até aqui, trata-se de Pintura... Isso é muito bom!

Vamos exercitar nossa pintura e aprender coisas novas.


Entre os assuntos que serão abordados estão:
Introdução ao estudo da cor: A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. Exercícios com tinta acrílica.
Aplicação das cores com a técnica da têmpera à ovo. (nunca ouvi falar nisso). Aqui será ensinado como se trabalha com esta técnica tão antiga e ainda tão em uso. Entre suas vantagens está o fator econômico, pois é pouco dispenciosa.
Pequena história da tinta a óleo. Será oferecida uma breve história desta técnica, partindo dos experimentos dos irmãos VanEyck.
Produção de uma ou mais
pinturas a óleo sobre tela, sendo que pelo menos um dos trabalhos partirá de uma fotografia. Este trabalho o aluno poderá usar a foto como modelo ou usá-la apenas como referência desencadeadora do processo artístico.
Os exercícios das 2 primeiras aulas serão realizados com tinta acrílica, cujo diluente e limpeza dos pincéis é a água. O mesmo ocorre com a
têmpera a ovo. No caso da tinta a óleo a terebintina é usada para o processo de pintura e a aguarrás para limpeza dos pincéis.


Acho que vai ser bem bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário