Caixa de Pandora

domingo, 4 de outubro de 2009

A educação a distância mediada

meus companheiros de curso: o chimarrão e o notebook


"Resumo: A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as novas tecnologias na EAD possibilita uma maior interação entre professores e alunos e uma mudança de perfil de ambos. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor educador e entre o aluno tradicional e o aluno aprendente."

A educação hoje passa por uma transformação tecnológica sem precedentes na história. As facilidades de comunicação e interação proporcionadas pelos recursos tecnológicos disponíveis (uso de computadores e Internet principalmente) exigem uma mudança de comportamento, novas habilidades são necessárias por parte do tanto do professor quanto do aluno e a interação entre ambos é intensificada e qualificada.


Os recursos disponíveis para a educação a distância são muitos: tele-aulas, documentários, bibliotecas virtuais, salas de bate-papo, TV interativa, multimídia, videoconferência, e-mail, etc. Além dos avanços tecnológicos, temos que ter em mente uma nova forma de aprender e ensinar. “Educar a distância significa saber utilizar as ferramentas das tecnologias de informação (TICs) não só disponibilizando materiais, mas interagindo, trocando, aprendendo em grupos, cooperando e colaborando, mudando e transformando.”


Os desafios são muitos, mas as vantagens também. O importante é perceber que tanto professor quanto aluno estão imersos em um mundo em que “ensinar, aprender e conhecer” faz parte de um todo que exige uma nova postura de ambos: “O professor da ‘era da informação’ deveria ser o professor educador” com um perfil diferenciado e com um novo papel no processo educativo que leve em conta que “conhecimento não é padronizado e estático e que seus alunos deverão ser preparados com discernimento e independência diante de um mundo que muda velozmente”. Além disso, esse “novo professor” deve levar em conta que poderá ter em uma mesma classe alunos com perfis muito diferenciados e que esses podem apresentar características tanto do aluno tradicional como do aluno aprendiz, e que ele, professor, deverá saber como auxiliar cada um deles, respeitando suas individualidades, no processo de ensino-aprendizagem.


Nesse ensino mediado pelas TICs, o papel da comunicação é fundamental. O diálogo, a interação é ponto central nesse processo. Nas palavras de Paulo Freire: “A educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber as um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados.”


A forma como pode se dar essa comunicação nesse ambiente virtual varia. Podemos utilizar as ferramentas disponíveis na Internet: listas de discussão, e-mail, chats, salas de bate-papo, equitext (wiki ????). fórum, sites ou home-pages e videoconferências. Cada uma com suas características específicas, adequadas a diferentes situações de uso.


Nesse mundo invadido pela Internet, alunos e professores, sabedores de seus novos papeis, interagem na busca pelo conhecimento através de pesquisas, de atividades individuais e grupais e de diálogos on-line, subvertendo a lógica da distância, aproximando pessoas dos mais distantes pólos. Pessoas que exploram a informação, constroem as aprendizagens pela descoberta, colaboram, cooperam em conjunto, desenvolve a criatividade, tanto individual como coletivamente. É um mundo de possibilidades ilimitadas, em que tempo e espaço estão definitivamente abolidos. Não há mais fronteiras para o conhecimento e o aprendizado.



Fonte para a elaboração desse texto O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador

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