Caixa de Pandora

terça-feira, 29 de junho de 2010

A escola como espaço sociocultural (em processo 1)

Reflexão crítica do grupo Cavalete (eliana, roseli, rossele e sonia maris) em processo

O artigo "A escola como espaço sociocultural", do professor do Núcleo de Estudos de Educação, Cultura e Sociedade da FaE-UeFMG, Juarez Dayrell, que faz parte do livro Multiplos Olhares sobre Educação e Cultura, de 1996, traz para discussão um tema que nos é muito caro: a educação.
Para pensarmos a educação hoje, devemos compreender a história social, política e cultural dos sujeitos envolvidos nesse processo. E é isso que o artigo em questão traz, a partir da análise de uma escola específica, um mapeamento de um universo que, apesar de reportar-se a uma escola dos anos 90, quase vinte anos atrás, nos parece bastante próximo. O autor, ao caracterizar sua fonte de pesquisa, a escola, os alunos e os professores, parece estar olhando para dentro de nossas escolas, hoje.
O autor ao perguntar quem são os sujeitos da educação, revela um olhar atento às relações entre esses sujeito. Relação nem sempre tranquila, muitas vezes bastante antagônica, onde os conflitos surgem como consequência de uma estrutura institucional que limita ao invés de ampliar. Nas palavraras do próprio autor "falar da escola como espaço sociocultural implica, assim, resgatar o papel dos sujeitos na trama social que a constitui, enquanto instituição." A escola, ao tratar como iguais aqueles que são, cultural e socialmente, diferentes, ao invés de promover a inclusão, acaba por excluir de uma forma muito cruel. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário