Caixa de Pandora

domingo, 27 de junho de 2010

Objeto de Aprendizagem (em processo 2)


Olá, pessoal!

A princípio pode parecer loucura, mas estou tentando compreender o Objeto de Aprendizagem. Até o presente momento estava na pesquisa, são muitas informações e caminhos possíveis a seguir... Temos muito material disponível para ser (re)utilizado através dos espaços que nos disponibilizaram (CINTED, RIVED...).

A questão que eu coloco nesse momento é como selecionar o que utilizar adequando ao nosso aluno, a sua faixa etária, aos desejos apreendidos pelas suas narrativas, ao período pretendido a se trabalhar (arte contemporânea)? Pensei em como disponibilizar/propor tudo isso, sem que se perca o foco?

Pensei na provocação da professora Umbelina "O que vamos rebater, tecer, articular, indicar, apontar, desequilibrar, enfatizar, ordenar e enfim liberar na construção de um objeto de aprendizagem orientado para um futuro por ser tecido pelo presente?"

E foi a partir dessa fala e das colegas Neusa "se as mídias estão presentes na dinâmica sociedade que estamos inseridos...esta abordagem realmente deve merecer nossa reflexão e além disso nosso "preparo" como mediadores) e Lisiane Berti "Não podemos fugir dos objetos da contemporaneidade. O cinema, a música, a televisão, a internet e todas as inovações quase diárias" que cheguei a seguinte questão:

Por que não articular todo esse material através do que os alunos mais gostam de fazer na atualidade: usar as tecnologias de informação (orkut, MSN, YouTube, facebook, games, blogs)? Isso mesmo, usar a internet como fonte de pesquisa e construção do conhecimento em Artes Visuais. Para isso, pensei em (re)organizar um dos meus blogs (Projeto Ler é Arte). Já havia um começo de articulação entre as diferentes Artes nesse espaço, porém ainda sem um foco muito definido. Penso que agora, explicitando o seu uso como Objeto de Aprendizagem, ele possa crescer e auxiliar na construção do aprendizado em Artes Visuais. Uma das vantagem que vejo no uso desse espaço como Objeto de Aprendizagem é a comunicação direta, os alunos podem criar seus próprios espaços a partir dali, criando uma rede de blogs que dialogam sobre a Arte.
O melhor de tudo isso é que o blog pode ser além de muito prazeroso e divertido uma fonte de informação riquíssima com links, fotos, vídeos, tutoriais, dicas diversas, fóruns, fotografias, desenhos... Um espaço aberto, que ao mesmo tempo que está ancorado no presente, é uma possibilidade para o futuro e pode ir se atualizando constantemente.


A ideia está amadurecendo... Gostaria de saber se é possível e de sugestões. Podem acessar o blog e até criticar, sugerir, coolaborar... http://projetolerearte.blogspot.com/


Comentário da Profª Umbelina:

"Olá, Sonia Maris!

O caminho é esse e tua compreensão está correta, inclusive muitos professores se utilizam de espaços semelhantes para construir um "microuniverso" que possa corresponder a necessidade de ampliação do professor, que está constantemente a ser gerada pelas expectativas de seus alunos.

Considero que a tua organização/coleção corresponde ao que se esperaria de uma "biblioteca" de um professor muito aplicado e que sabe que precisa sempre pesquisar e inovar.

Sugiro que continues a tua elaboração, pois ela certamente será a geradora de um excelente Trabalho de Conclusão de Curso, entretanto, o que estamos trabalhando agora é um pequeno "recorte" disso, mas, talvez já seja interessante que possa funcionar como uma célula deste "microuniverso" que estás criando.

Então, com o título "Ler é arte" faça uma escolha que seja significativa, tanto em relação a este microuniverso que está sendo gerado por ti, como para a motivação que já geraste em tua turma e que foi relatada na narrativa "Em minha sala de aula".

O mais importante neste momento é compreenderes e conseguires fazer um recorte que possa também ser utilizado por um outro professor em sua sala de aula, mas, como uma célula a ser articulada a outras células não definidas por ti e que poderão conter outras questões relacionadas a leitura ou a arte ou mesmo a leitura como arte ou a arte da leitura, enfim o trabalho é agora estritamente elementar, pois o que temos que nos apropriar é desta "célula inicial" que define justamente o que é um objeto de aprendizagem.

Quero que compreendas o que estou te dizendo em um sentido muito positivo, pois o teu blog contém, e em profusão, muitos "objetos de aprendizagem", pois ele está construído como um "repositório" de objetos de aprendizagem ordenado por um professor que privilegia a leitura/arte.

É certo que desta "coleção ordenada" sairá um TCC (final do curso) excelente e também é certo que desta mesma coleção poderás elaborar uma parcela "mínima e completa" para a atividade solicitada nesta etapa.

Parabéns!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário