Caixa de Pandora

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Auto-Avaliação Coletiva


http://artefatosleila.blogspot.com/

http://novas-aprendizagens.blogspot.com/

http://neusavinhas.blogspot.com/


http://processo-artecolorida.blogspot.com/


O desafio dessa semana em Processos e Linguagens Tridimensionais talvez seja o mais difícil de todos: fazer uma auto-avaliação coletiva a partir das produções artísticas dos colegas do curso de Artes Visuais.

A princípio essa atividade gerou um certo desconforto, pois não fazia ideia de como avaliar minhas colegas e a mim mesma, sendo que estamos a tão pouco tempo inseridos nesse mundo da arte. Acredito que ainda não tenhamos repertório nem conceitual nem artístico para julgar tecnicamente nenhum trabalho.Podemos fazer algumas especulações em torno daquilo que julgamos estético, porém avaliar da forma como nos foi solicitado está fora de nossa alçada, ao menos por enquanto.

Vou seguir a dica de uma colega e ressaltar algumas atividades das colegas que me chamaram a atenção numa tentativa de auto-avaliação. Destaquei um trabalho para cada uma das atividades: Andante, Nicho Poético, Prensauto, Paisagens Urbanas e por fim, um trabalho extra, que considero emblemático desse curso.

Começo pelo Andante da colega Alexandra. A partir da referência artística que inspirou sua produção ela escolheu "Mulheres Errantes" de Lasar Segall, da realização do andante e, principalmente, do espaço escolhido para deixá-lo exposto percebo uma relação: espaço, andante e referencial artístico dialogam entre si, deixando a mostra o porquê se sua escolha.

O Andante da colega Leila também chamou muito a atenção por outro motivo. A mudança de percurso na confecção de seu andante a partir do acidente com o pede sua filha mostra o quanto o artista-professor-pesquisador sofre interferência do meio em que vive e em como podemos flexibilizar uma idéia sem perder o foco. Transformação e ressignificação do objeto produzido em sintonia com a vivência pessoal.

Depois parto para o Nicho poético da colega Daiana Rocha. A elaboração do mesmo me chamou a atenção pelo capricho na confecção do mesmo: a caixa escolhida pela colega como nicho foi pintada de branco, decorada com figuras humanas de um lado e uma silhueta de um prédio de outro, tudo em preto, contrastando com o fundo branco da caixa; na tampa da caixa a colega escreveu palavras significativas para aquele nicho que representam sentimentos, emoções, desejos. Muito interessante e o resultado final é belíssimo.

Ressalto também o projeto de Paisagens Urbanas da colega Neusa Vinhas. O que gostaria de salientar no trabalho da colega não é apenas a idéia da intervenção que é muito boa, mas, principalmente, os referenciais teóricos que ela nos traz e a articulação que nos propõe. Seu trabalho está solidamente embasado e refletido. Não se trata de uma simples tarefa a ser realizada. Há uma relação percebida entre o fazer artístico e o fazer docente, um compromisso total com a arte-educação, com seus alunos e com a sociedade em que vive e atua.

Por fim, mas não menos importante, gostaria de destacar o trabalho da colega Elizabete. Ao longo do curso a Bete tem descoberto muitas coisas e cada uma dessas coisas que ela aprende, compartilha com seus alunos, lá na sua cidade, Barra do Ribeiro. Ela coloca em prática tudo que aprende de forma muito corajosa e sensível. Sem medo de se expor e de errar. O que ela não sabe hoje, ela busca, pesquisa, pergunta e aprende. Ela é como o menino do vídeo “Captura do vento”, não cansa de se surpreender e se admirar. A Bete é um exemplo para todos.

Creio que muito mais do a mera realização de atividades, todos os alunos do curso tentaram a seu modo romper barreiras, entender mais a linguagem tridimensional, experimentar coisas novas, testar novos caminhos, compreender a sociedade em que estão inseridos e, principalmente, fazer da arte um caminho para reflexão, um caminho para um novo olhar sobre o mundo, uma caminho para aprendermos a sermos melhores: melhores professores, melhores artistas, melhores seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário