Caixa de Pandora

domingo, 4 de abril de 2010

Construtivismo


“Entendemos que construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade - a próxima e, aos poucos, as distantes. A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual acorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído ("acervo cultural da Humanidade").” Fernando Becker

Penso que devemos sim sonhar com uma escola construtivista, em que alunos e professores possam sonhar e criar seus conhecimentos, partilhando suas descobertas e ressignificando suas ações. Porém, penso também que esse processo não se dará de forma tranqüila, sem conflitos. Há muitos interesses em jogo. A sociedade espera determinadas “coisas” da escola, principalmente da escola pública. E a cada governo que se estabelece, as prioridades mudam.

Vivemos hoje um paradoxo incrível: de um lado um plano nacional para a educação com ênfase na qualidade sem perder de vista a questão social e cidadã e, de outro, um plano estadual que quer transformar a educação no estado em um sistema “meritocrático”. Enquanto isso, os alunos e professores, ostras jogadas do mar para as pedras são estraçalhados. Jogo de interesses. Políticas educacionais. Chamem do que quiserem. O fato é que quem mais perde nessa disputa de vaidades são os estudantes que a cada ano ficam mais perdidos

Penso que enquanto o sistema educacional funcionar da forma como funciona hoje, continuaremos com um discurso progressista, construtivista e revolucionário e uma prática autoritária, reprodutivista e conservadora. Esse é, infelizmente, modelo educacional que vemos nas escolas hoje. Salas superlotadas (tenho turmas com 50 alunos), professores estressados e desvalorizados, direções burocráticas e antidemocráticas, alunos desinteressados e desestimulados.

Quem sabe esse não será o ambiente propício para a geração de uma nova forma de pensar e agir na sociedade e na educação? Quem sabe não será esse o mote para desencadear uma mudança generalizada? Quem sabe as pessoas vão passar a ver a educação com outros olhos a partir desses acontecimentos? Quem sabe essa não será a grande transformação pela qual aguardamos faz tanto tempo? Penso que seja possível...Penso que devemos sonhar...Penso que devemos lutar pelo que acreditamos. Somos professores.

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