Caixa de Pandora

domingo, 7 de outubro de 2012

AVA: A mansão de Quelícera


A mansão de Quelícera

 Para as colegas que estão trabalhando com o Eixo Operacional Ludicidade , que não é o meu caso, deixo uma dica: o game educativo A Mansão de Quelícera.

É uma aventura investigativa criada a partir de pinturas da história da arte e baseada num conto de mistério. Também é recurso educacional para o ensino de arte, composto de game em CD-Rom e site de apoio ao educador, que desde 2008 é recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) para ser implantado nas escolas de todo o Brasil. Claro que ainda não foi. Porém, é possível jogar online ou baixar alguns dos aplicativos e utilizá-los off-line. Os espaços são bastante instigantes e é possível passar hora explorando os mesmos. Deixo algumas imagens para que vocês mesmos possam perceber a riqueza de detalhes.

Os espaços são bastante instigantes e é possível passar hora explorando os mesmos. Deixo algumas imagens para que vocês mesmos possam perceber a riqueza de detalhes.

 Hall

Quarto 1



 
Sótão
 
Site do jogo

Site do educador

Baixar do jogo gratuitamente (51 MB)

“A estrutura de aventura investigativa suscita ao jogador um olhar desacelerado e interpretativo, semelhante aquele lançado à obra de arte no processo de fruição. Assim, o jogo é espaço de experiência artística, fundamentado no pensamento do esteta H. G. Gadamer.” No site do educador você encontra dicas de como melhor utilizar os recursos disponíveis.

O projeto foi proposto e desenvolvido por Casthalia em parceria com o Centro de Artes da UDESC, sob coordenação do Prof. Dr. Antonio Vargas. Foi parcialmente financiado pelo Ministério da Cultura, Eletrobras e FAPESC. 

 Site do Casthalia

O Casthalia ainda oferece outro jogos em seu site que podem ser baixados para seu computador ou jogados online. Um mini-museu interativo e um vídeo bastante bacana. A escolha do que utilizar vai depender apenas do tipo de trabalho que o professor quer desenvolver e das condições da escola.

Referência:

http://www.casthalia.com.br/portfolio/quelicera_por.html

Outros jogos do grupo Casthalia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário