PERCURSO
INDIVIDUAL:
Objeto de Aprendizagem: CAIXA DE PANDORA
Sônia Maris Rittmann
Pensar na criação de um Objeto de
Aprendizagem, único, que possa dar conta da diversidade de linguagens propostas
a partir do eixo articulador Atelier - com a exigência de abordar pelo menos
três linguagens (desenho, pintura, escultura e fotografia, das pranchas, do
conjunto de projetos elaborados para serem desenvolvidos, parece-me uma tarefa,
se não impossível, bastante difícil de ser realizada. Difícil, não impossível.
Quando falamos em linguagens, devemos
lembrar que o homem é um ser simbólico, e como tal, capaz de criar símbolos,
que têm a função de ordenar e interpretar o mundo em que vive. Usamos a
linguagem, verbal e não-verbal, para nos expressar e re-ordenar o mundo a nossa
volta. Dito de outra forma é através da linguagem que interagimos com o outro e
com o mundo. Nas palavras de Miriam Celeste Martins:
(...)nossa penetração
na realidade, portanto, é sempre mediada por linguagens, por sistemas
simbólicos. O mundo, por sua vez, tem o significado que construímos para ele.
Uma construção que se realiza pela representação de objetos, ideias e conceitos
que, por meio dos diferentes sistemas simbólicos, diferentes linguagens, a
nossa consciência produz.¹
A arte é criação das linguagens –
visual, musical, cinema, dança, poesia – que se articulam, se conectam e dão
corpo ao que o homem pretende dizer. Lembremos que o homem utiliza as
linguagens desde os remotos tempos das cavernas, manifestando seus desejos,
sonhos, ideias, medos...
A partir dessas
reflexões que surgiu a ideia de criar um Objeto de Aprendizagem que levasse em
conta parte dessa história de amor e ódio que move o homem desde os tempos mais
remotos até os dias de hoje, com uma carga simbólica que remetesse tanto a
figura humana – homem-mulher – quanto às crenças e medos que acompanham o homem
desde sempre, além do poder de sintetizar o mito do conhecimento, objeto de
desejo e estudo de toda uma vida. É a partir dessa lógica que proponho o Objeto
de Aprendizagem Caixa de Pandora.
Abaixo elenco meu percurso individual até o presente momento, com parte do processo de acertos e desacertos, “errâncias”, as derivas surgidas a partir de muita pesquisa e discussão madrugadas a dentro, enfim, como não canso de repetir, segue em processo...
- Pranchas: justificativa, conceitos e articulações:
- Pré-projeto:
- Eixo operacional:
- Fichamento dos projetos:
- Objeto de aprendizagem: fisicalidade:
Textos:
Objeto:
- Objeto de aprendizagem: virtualidade: Não tenho preferência por nenhum programa específico, utilizarei o que for necessário e mais adequado à transposição do Objeto de Aprendizagem físico para o virtual.
- Trabalho de Conclusão de Curso: artigo (em processo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário