Caixa de Pandora

domingo, 21 de outubro de 2012

Percurso Individual do Objeto de Aprendizagem


PERCURSO INDIVIDUAL:

Objeto de Aprendizagem: CAIXA DE PANDORA

Sônia Maris Rittmann

Pensar na criação de um Objeto de Aprendizagem, único, que possa dar conta da diversidade de linguagens propostas a partir do eixo articulador Atelier - com a exigência de abordar pelo menos três linguagens (desenho, pintura, escultura e fotografia, das pranchas, do conjunto de projetos elaborados para serem desenvolvidos, parece-me uma tarefa, se não impossível, bastante difícil de ser realizada. Difícil, não impossível.

Quando falamos em linguagens, devemos lembrar que o homem é um ser simbólico, e como tal, capaz de criar símbolos, que têm a função de ordenar e interpretar o mundo em que vive. Usamos a linguagem, verbal e não-verbal, para nos expressar e re-ordenar o mundo a nossa volta. Dito de outra forma é através da linguagem que interagimos com o outro e com o mundo. Nas palavras de Miriam Celeste Martins:

 (...)nossa penetração na realidade, portanto, é sempre mediada por linguagens, por sistemas simbólicos. O mundo, por sua vez, tem o significado que construímos para ele. Uma construção que se realiza pela representação de objetos, ideias e conceitos que, por meio dos diferentes sistemas simbólicos, diferentes linguagens, a nossa consciência produz.¹

A arte é criação das linguagens – visual, musical, cinema, dança, poesia – que se articulam, se conectam e dão corpo ao que o homem pretende dizer. Lembremos que o homem utiliza as linguagens desde os remotos tempos das cavernas, manifestando seus desejos, sonhos, ideias, medos...

            A partir dessas reflexões que surgiu a ideia de criar um Objeto de Aprendizagem que levasse em conta parte dessa história de amor e ódio que move o homem desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, com uma carga simbólica que remetesse tanto a figura humana – homem-mulher – quanto às crenças e medos que acompanham o homem desde sempre, além do poder de sintetizar o mito do conhecimento, objeto de desejo e estudo de toda uma vida. É a partir dessa lógica que proponho o Objeto de Aprendizagem Caixa de Pandora.

Abaixo elenco meu percurso individual até o presente momento, com parte do processo de acertos e desacertos, “errâncias”, as derivas surgidas a partir de muita pesquisa e discussão madrugadas a dentro, enfim, como não canso de repetir, segue em processo...

  1. Pranchas: justificativa, conceitos e articulações:
  1. Pré-projeto:
  1. Eixo operacional:
  1. Fichamento dos projetos:
  1. Objeto de aprendizagem: fisicalidade:
Textos:
Objeto:
  1. Objeto de aprendizagem: virtualidade: Não tenho preferência por nenhum programa específico, utilizarei o que for necessário e mais adequado à transposição do Objeto de Aprendizagem físico para o virtual.
  2. Trabalho de Conclusão de Curso: artigo (em processo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário