Caixa de Pandora

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fotografia: olhando o mundo através de outras lentes


Mesa de fotógrafo Fernanda Sanson fs.photos.fs@gmail.com

Fotografia: olhando o mundo através de outras lentes
Sônia Maris Rittmann
Polo POA 01 UFRGS
"(…) já está no terreno de quem pensa que tudo o que não é fotografado é perdido, que é como se não tivesse existido, e que então para viver de verdade é preciso fotografar o mais que se possa, e para fotografar o mais que se possa é preciso: ou viver de um modo o mais fotografável possível, ou então considerar fotografáveis todos os momentos da própria vida. O primeiro caminho leva à estupidez. O segundo, à loucura."
 “A aventura de um fotógrafo”, Ítalo Calvino
Justificativa:
Vivemos em um século em que as transformações tecnológicas acontecem de forma muito acelerada. As facilidades de acesso às diferentes mídias digitais é um fato inegável. O computador e a Internet, hoje, são mais do que meras ferramentas de trabalho, são meios de comunicação que se transformaram em verdadeiras linguagens que servem para expressar os mais diferentes propósitos.
Nós, como professores de arte, não fugimos a essa alucinante evolução e fazemos uso de muitas das ferramentas disponíveis no mercado. Cabe aqui ponderar se esse uso que está sendo feito está acompanhado da devida reflexão sobre os impactos dessa tecnologia no desenvolvimento de nossos alunos e em quanto uma aula que usa a tecnologia não está apenas mudando a ferramenta sem que haja uma efetiva transformação de conteúdo, metodologia e relacionamento com o outro. É impensável nos dias atuais privar quem quer que seja da informação, seja ela concreta ou virtual, porém devemos fazer isso sempre com muito cuidado e atenção para o fato de que “informação não é conhecimento”, e que para que se transforme em conhecimento é necessário que trabalhemos nessa questão.
Objetivo Geral:
O presente projeto, que deverá ser aplicado em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental Politécnico da EEEB Profº Gentil Viegas Cardoso, em que trabalho, em Alvorada-RS, tem como premissa explorar e entender, ao menos em parte, o processo fotográfico para além de uma técnica de reprodução, através da pesquisa da história da fotografia, dos grandes nomes da fotografia mundial, das diferentes funções que a fotografia exerce no mundo contemporâneo.
Objetivos Específicos:
* Fotografia enquanto linguagem artística;
* Elementos básicos da fotografia: planos, foco, movimento, cor, textura. Iluminação, perspectivas, equilíbrio e composição; regra dos terços;
* Utilização do blog como espaço de aprendizagem e socialização de descobertas, conhecimentos e trocas significativas sobre fotografia, arte e educação;
Desenvolvimento:
* Sensibilização através da audição da música “Esquadros” de Adriana Calcanhoto;
* Apreciação e leitura de imagens de grandes fotógrafos mundiais (banco de imagens), com especial atenção para a fotografia de Claudia Andújar (prancha), Sebastião Salgado e Vik Muniz;
* Jogo interativo sobre a fotografia (itaucultural);
* Pesquisa da história da fotografia, do analógico ao digital, as transformações ocorridas em tempos e contextos diferentes;
* Leitura e discussão de alguns textos sobre fotografia:
*A fotografia e a Web;
* Estudo dos diferentes usos e funções da fotografia ontem e hoje;
* O uso do celular como ferramenta de captura de imagens;
* Instagram, benção ou maldição?
* A banalização das imagens;
* A fotografia como linguagem a serviço da arte;
* Tratamento de imagens - programas que podemos utilizar: editores, álbuns online, utilitários;
* Experimentação fotográfica a partir de um novo olhar, produzindo suas próprias fotografias, experimentando os recursos expressivos da linguagem fotográfica em suas criações;
* Saídas de campo para captar as fotografias:
* Seleção das imagens que deverão ser postadas no blog: o que selecionar? Por quê? Critérios utilizados para as escolhas? Relevância das imagens? Ou outras questões que poderão surgir no decorrer dessa etapa;
* Socialização da experiência fotográfica e discussão dos aprendizados por intermédio dos blogs Imagem e reflexão e  Projeto Ler é Arte;
* Por fim, os resultados das produções dos alunos deverão integrar a mostra anual organizada pela área da Linguagens, o Projeto Ler é Arte, espaço tradicional da escola de socialização de produções artísticas e culturais da toda a comunidade escolar.

Espaço:
O espaço ideal para a realização desse projeto é a sala de informática com acesso aos softwares de edição de imagens disponíveis online. Outra opção seria através de notebooks com acesso à web. Além disso, para os exercícios práticos, espaços abertos e públicos, deverão ser estimulados através de saídas de campo para captura de imagens e diálogo sobre melhores soluções para as fotografias.
Recursos utilizados (coletivos):
* Banco de imagens e vídeo (pendrive) a ser apreciado na sala multimídia através com utilização de datashow e projeção de slides em telão;
* Programas de edição de imagens: Picasa, Photoshop, Pixlr, entre outros;
* Máquinas fotográficas (acervo pessoal) analógica e digital;
* Postais de fotos antigas e novas Revistas sobre fotografia (acervo pessoal);
* Pranchas de imagens (acervo pessoal e acervo da escola);
* Sala de informática com acesso à web para pesquisa, edição e postagens no blog.
Recursos utilizados (individuais):
* Máquina fotográfica ou celular com câmera  (solicitar que alunos tragam as suas);
* Pendrive para armazenamento das imagens;
* Bloco para anotações;
Recursos complementares:
Blog Projeto Ler é Arte:  http://projetolerearte.blogspot.com.br/
Blog Imagem e Reflexão:  http://imagemereflexao.blogspot.com.br/
Pixlr. Editor de imagens online. http://pixlr.com/editor/
Master of Photography. Sebastião Salgado.
Jogo educativo Itaucultural-Fotografia.
Vídeo:
Música: Esquadros de Adriana Calcanhoto
Tempo estimado:
O Projeto, Fotografia: olhando o mundo através de outras lentes, do modo como foi pensado deverá ser executado em um trimestre de estudos, com aulas semanais de um período semanal.
Avaliação:
A avaliação se deverá ser em dua etapas: primeiramente individual, através dos registros escritos dos alunos, num processo reflexivo sobre a sua própria aprendizagem, a seguir, através de um diálogo coletivo entre os participantes do projeto, auto-avaliativa.
Principais referências bibliográficas:
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos São Paulo: Perspectiva: Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991.
Miasato, Lea. Fotografia: olhar que olha para dentro e para fora. Disponível em http://www.artenaescola.org.br/sala_relato.php?id_relato=165 Acesso em 03/04/2011.
Para ir mais longe e aprofundar as pesquisas: Sites e blogs sobre arte, fotografia e educação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário