Caixa de Pandora

quarta-feira, 17 de março de 2010

Caderno de Registros

Moleskine do Dr. Henry Jones
do filme Indiana Jones


Semestre novo em Artes Visuais. Novas disciplinas. Novos professores e tutores. Novos desafios
Processos e Linguagens Tridimensionais...

Uma primeira olhada no programa da disciplina deixa claro que teremos um espaço bacana para criação e expressão artística. Beleza!
Primeira semana já temos que nos organizar de maneira a registrar nossas cotidiano em um tipo de diário. Lá ficaram nossas ideias, projetos, rabiscos a respeito de tudo que nos seja significativo, seja do ponto vista afetivo, social, urbano, artístico ou institucional.
Até aqui tudo bem... Lembra nossas agendas ou murais onde vamos colando/afixando tudo que achamos interessante: um cartão postal de uma amiga que está longe, um papel de bombom ofertado com carinho por uma pessoa querida, um ingresso de uma peça teatral que amamos, uma folha árvore que brilha de uma maneira especial, uma frase bacana pescada de alguma conversa ou mesmo de algum livro que estamos lendo (que insistimos em destacar e riscar, contrariando todas as recomendações)... A novidade fica por conta de mostrarmos esse nosso universo paralelo a outras pessoas... Isso tudo é muito pessoal, muito íntimo. Não tenho certeza se conseguirei me expor tanto assim e compartilhar meus devaneios. Dúvidas... dúvidas... dúvidas...
Sabe com que se parece? com os Moleskines. Aquelas pequenas cadernetas que artistas como Van Gogh ou Picasso carregavam para todo o canto, cheio de desenhos, rabiscos, ideias.... Quanta pretensão! Para ficar mais no palpável, a caderneta de anotações cheia de desnhos e anotações do Sr. Jones, mostrada no filme Indiana Jones. Lembram?
Por fim quero deixar registrado que minha impressão foi muito positiva tanto da apresentação da disciplina quanto do carinho com que fomos acolhidos pelo professor. O texto "ao mestre..." veio mesmo a calhar com esse momento louco que estamos vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário