Nome completo do
aluno: Sônia Maris Rittmann
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Referências da obra
principal de sua prancha:
Cândido Portinari,
Retirantes, 190cm X 180cm, 1944, painel a óleo/tela
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Nome completo do colega 1: Maristela Lain Cesar | |
Referências da obra
principal da prancha do colega 1:
Michelangelo
Buanarotti, Pietá, 1448, escultura em mármore
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Nome completo do colega 2:Neusa Loreni Vinhas | |
Referências da obra
principal da prancha do colega 2: Claudia Andújar, Série Marcados, 1981-1983,
fotografia (políptico)
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Partindo do pressuposto que toda aprendizagem deva tentar
estabelecer um processo de inferências entre os conhecimentos que se possui e
os novos conhecimentos a serem construídos, cada uma das obras escolhidas para
esse objeto de aprendizagem, com suas especificidades - pintura modernista,
escultura renascentista, fotografia contemporânea - possibilita a abordagem dos
conhecimentos da arte a partir de pelo menos um fio condutor: a representação
da figura humana através do tempo. Para
tanto, é necessário apresentar as obras de arte contextualizadas, como produto
cultural e histórico, situadas em tempos e locais diferentes, com formas e
conteúdos distintos, possibilitará uma maior compreensão das diferentes
linguagens e códigos utilizados pelos artistas.
Michelangelo Buonoratti, com a Pietá, escultura
renascentista, nos possibilita a abordagem histórica e artística de um dos
períodos mais importantes para a História da Arte: o Renascimento, ponto de
grandes transformações no mundo e na arte. Explorar a linguagem tridimensional
e seus elementos constitutivos (forma, volume, superfície, material,
equilíbrio, escala, dimensão), tantas vezes deixados de lado nas escolas, por
falta de espaço, material ou até mesmo interesse, poderá despertar o interesse
dos alunos.
Em Retirantes, de Cândido Portinari, podemos investigar os
elementos constitutivos da arte modernista, partindo do estudo da pintura,
observar os traços expressionistas, as figuras esquematizadas, as linhas
vigorosas e o uso de uma paleta de cores escurecidas; a dramaticidade da representação
de um universo singular: vida-morte,
memória-criação, sagrado-profano, arte-história.
Em Marcados, de Claudia Andújar, podemos pensar sobre a
fotografia na arte contemporânea como uma linguagem artística e não como meio
de reprodução do real; no quanto essas imagens podem nos perturbar, provocar ou
incitar, no enquadramento utilizado, na forma escolhida pela artista para
compor suas imagens, na escolha do preto e branco, na questão temática, para
além do óbvio, a partir de uma população específica. Além disso, também podemos
desenvolver uma pesquisa sobre a história da fotografia, do registro histórico
e documental, da fotografia experimental, chegando até as pesquisas mais
recentes da fotografia contemporânea.
Através dessa seleção de imagens, propomos aos estudantes do
1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública na região metropolitana de Porto
Alegre, um trabalho de percepção,
sensibilização, cognição e reflexão a partir das obras e dos diferentes
contextos históricos, culturais e artísticos (século XV, início e final do
século XX), tendo como fio condutor a representação da figura humana, que leve
em conta as diferentes períodos da História da arte - Arte Renascentista,
Moderna e Contemporânea; Arte Brasileira e Arte Universal – as diferentes
linguagens, técnicas, materiais e contextos de produção das mesmas. A
articulação com outras disciplinas pode se dar através da História (linha do
tempo; influência da Igreja e do Estado na arte, Política e Arte, os Mecenas
das Artes), Sociologia (Movimentos Sociais, Urbanização, Migrações, Povos
Indígenas, Imigrantes), Literatura (Movimentos literários correspondentes aos
períodos), Ensino Religioso (a mudança de paradigmas da antiguidade para o
Renascimento, o novo papel do Homem), Geografia (política, social, espacial; as
migrações dos povos, os grandes centros urbanos), Língua Portuguesa
(influências do tupi-guarani e do italiano na língua portuguesa) e Língua Estrangeira
(o Latim na constituição de diversas línguas), Biologia (teorias genéticas e
ambientais), Química (processo de produção de tintas e emulsões fotográficas),
Educação Física (o corpo, o movimento). Cabe destacar que, além do
trabalho nestas disciplinas, a
disciplina de Artes Visuais, seria a catalizadora de todo o projeto
interdisciplinar, e ficaria responsável pela concepção, fomento,
desenvolvimento e execução de todas as atividades.
Como atividades extramuros podem-se incluir visitações a
algumas instituições artísticas e culturais, como, por exemplo, o Museu de Arte
do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), Museu de Arte Contemporânea (MAC),
na Casa de Cultura Mario Quintana, a Fundação Iberê Camargo, a Fundação Vera
Chaves Barcellos - que apresentam diversas
exposições, da Arte Acadêmica à
Contemporânea, que poderão enriquecer o repertório visual de nossos alunos com
a apreciação in loco de obras de
diversos períodos, estilos e orientações estéticas.
Referências:
BENTO, Antônio. Portinari. Rio de Janeiro: Léo Christiano
Editorial Ltda, 2003.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:
Martins Fontes, 1997.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e
projetos de trabalho/ Fernando Hernández; tradução Jussara Haubert Rodrigues. -
Porto Alegre: Artmed, 2000.
Enciclopédia
Itaú Cultural. Disponível em http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm acesso em 19/05/2012.
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