Pranchas
escolhidas:
"O destino do homem é o próprio homem"
Bertold Brecht
A partir de minha prancha de imagens da obra
de Candido Portinari, Retirantes,
1944, óleo sobre tela, escolho as pranchas elaboradas pelas colegas:
* Maristela
Lain César com a prancha de imagem da obra de Michelangelo Buanarotti, Pietá, 1448, escultura em mármore
* Neusa
Loreni Vinhas com a prancha de imagem da obra de Claudia Andujar, Série Marcados, 1981-1983, fotografia
(políptico)
Penso em
algumas possibilidades de trabalho com o 1º ano do Ensino Médio, alunos de 14 a
18 anos, de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre:
A
representação da figura humana em diferentes épocas e contextos - históricos,
sociais, artísticos.
Linguagens
artísticas (Escultura, pintura e fotografia), técnicas e materiais.
Elementos
da linguagem visual: ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, escala,
direção, dimensão, movimento.
História
da Arte: Arte Renascentista, Moderna e Contemporânea; Arte Brasileira e Arte
Universal.
A
articulação com outras disciplinas pode se dar através da História, Literatura,
Ensino Religioso, Geografia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, Biologia
em forma de um Projeto.
Não
participei da aula de sábado, em que o “óbvio” foi revelado. Lamento!
Estou
aberta ao diálogo com as colegas, professoras e tutoras para sugestões e críticas,
por que acredito que esse é, ou deveria ser, o objetivo dos fóruns virtuais: espaço de
troca, de discussão, em que o conhecimento sobre a arte, a educação, a vida e o
mundo pudesse ser ampliado e (re)significado constantemente..
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário