Caixa de Pandora

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O importante é o conhecimento....


Gurias!
Sem querer desmerecer o esforço de todas nós em tentar aprender Libras em apenas 60h, acredito que o mais importante é pensarmos que muito além do resultado que possamos obter em uma única prova é o que ganhamos nos conhecimentos que ficaram conosco, como por exemplo o respeito e compreensão da cultura surda, diferente da ouvinte mas não desigual, que exige um cuidado todo especial daqueles que se propoem a educar.
Nunca tive alunos surdos, mas fico imaginando que se amanhã ou depois vier a ter algum, terei de onde partir, onde pesquisar. Tenho hoje alguma noção de onde e como buscar ajuda. Noção das suas necessidades para que a comunicação aconteça e que os alunos surdos possam ter um melhor aprendizado. Coisas que até pouco tempo antes de cursar essa disciplina não conhecia.
Outra coisa que penso ser importante destacar nessa nossa conversa na madrugada (rotina de quem trabalha durante o dia e só tem esse horário para colocar as leituras em dia) é que qualquer língua nova que aprendamos, seja inglês, espanhol, francês ou libras, precisamos de prática, senão acabamos esquecendo a língua e todo esse aprendizado deixa de ser significativo e passa a ser meramente ilustrativo.
Quanto a angústia generalizada sobre a avaliação, acredito que não se trata de uma prova final, mesmo que tenha essa aparência, mas sim de mais uma (entre tantas) forma de avaliar e que terá o peso adequado dentro de uma avaliação que se propõe processual.
Abraços a todas,
soniamaris

Nenhum comentário:

Postar um comentário