Caixa de Pandora

domingo, 16 de setembro de 2012

O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da Superficialidade



Ao ler os capítulos 3, 4 e 5 do livro “O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da Superficialidade” escrito por Vilém Flusser em 1985, fiquei me imaginando há 27 anos atrás e em quanto o mundo e a sociedade mudou, para o bem e para o mal, nesse curto espaço de tempo, e em quanto teria esse texto de atual e relevante para o estudo da imagem e da tecnologia.
Vivemos, hoje, em uma época em que a imagem domina completamente nossas vidas, por mais que tentemos resistir. As inúmeras conquistas no campo da tecnologia e da imagem afetam o modo como compreendemos o mundo. Informação não é conhecimento, e todo esse bombardeio de imagens, processadas de forma superficial e sem reflexão pode levar a uma ilusão de que estamos “evoluindo”.  
Pensando nessas questões, selecionei um trecho do texto em que o Flusser nos diz:
“O fotógrafo e a câmera ‘querem’ provocar em nós determinadas vivências, determinados conhecimentos, determinados valores (...) O pretenso significado dessas imagens técnicas não passa de um imperativo a ser obedecido. (...) Em termos mais adequados: as imagens técnicas significam programas e visam programar os seus receptores. As cenas técnicas são métodos de como programam a sociedade”.  
Compreender a intenção, nem tão oculta assim, dos criadores de imagens parece ser um dos desafios a que devemos nos propor, como cidadãos, como professores, como seres pensantes. 
 
A imagem que selecionei para ilustrar o fragmento foi uma propaganda, premiada com o Leão de Ouro em Cannes 2012, da mundialmente conhecida Benetton, que tem como marca registrada a “polêmica” a cada nova campanha publicitária. Minha intenção ao selecionar essa imagem é mostrar que pouco importa se a imagem é ou não falsa, mas sim, o fato de que ela aponta uma direção e nos faz pensar no mundo em que vivemos e na forma como lidamos com ele. Fotógrafo - Oliviero Toscani - ao criar uma imagem tem uma intenção: provocar uma reação nos seus receptores. Ponto para eles. 

Imagem em:
Sobre a polêmica:  
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11/111116_benetton_polemica_cc.shtml
Flusser, Vilém. Universo das imagens técnicas. Disponível em
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário