Ao ler os capítulos 3,
4 e 5 do livro “O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da Superficialidade” escrito
por Vilém Flusser em 1985, fiquei me imaginando há 27 anos atrás e em quanto o
mundo e a sociedade mudou, para o bem e para o mal, nesse curto espaço de
tempo, e em quanto teria esse texto de atual e relevante para o estudo da imagem e da tecnologia.
Vivemos, hoje, em uma época
em que a imagem domina completamente nossas vidas, por mais que tentemos resistir.
As inúmeras conquistas no campo da tecnologia e da imagem afetam o modo como
compreendemos o mundo. Informação não é conhecimento, e todo esse bombardeio de
imagens, processadas de forma superficial e sem reflexão pode levar a uma ilusão
de que estamos “evoluindo”.
Pensando nessas
questões, selecionei um trecho do texto em que o Flusser nos diz:
“O fotógrafo e a câmera ‘querem’ provocar em nós determinadas vivências,
determinados conhecimentos, determinados valores (...) O pretenso significado
dessas imagens técnicas não passa de um imperativo a ser obedecido. (...) Em
termos mais adequados: as imagens técnicas significam programas e visam
programar os seus receptores. As cenas técnicas são métodos de como programam a
sociedade”.
Compreender a intenção,
nem tão oculta assim, dos criadores de imagens parece ser um dos desafios a que
devemos nos propor, como cidadãos, como professores, como seres pensantes.
A imagem que
selecionei para ilustrar o fragmento foi uma propaganda, premiada com o Leão de
Ouro em Cannes 2012, da mundialmente conhecida Benetton, que tem como marca
registrada a “polêmica” a cada nova campanha publicitária. Minha intenção ao
selecionar essa imagem é mostrar que pouco importa se a imagem é ou não falsa,
mas sim, o fato de que ela aponta uma direção e nos faz pensar no mundo em que
vivemos e na forma como lidamos com ele. Fotógrafo - Oliviero Toscani - ao criar uma imagem tem uma intenção: provocar uma reação
nos seus receptores. Ponto para eles.
Imagem em:
Sobre a polêmica: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11/111116_benetton_polemica_cc.shtml
Flusser, Vilém. Universo
das imagens técnicas. Disponível em
Nenhum comentário:
Postar um comentário