Caixa de Pandora

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

reflexão: flexibilidade




Hoje é meu aniversário e estou aqui fazendo os trabalhos do curso de artes visuais.
Foi uma opção minha fazer esse curso. Não faço ele por obrigação. Não tenho nenhuma pretensão que não seja usufruir esse curso por prazer. Sabia das dificuldades de tempo que eu teria, até por já ter cursado outra graduação. O que não sabia é que algumas professoras seriam tão inflexíveis com relação aos prazos. Imaginei na minha tola cabecinha que as mesmas, por estarem lidando com professores, que já atuam em sala de aula com jornadas que variam de 20 a 60 horas, e que utilizam os finais de semana e as madrugadas para a realização das leituras e da realização das atividades, teriam alguma flexibilidade com relação aos prazos. Será que a solicitação de que as tarefas tenham como prazo final de entrega o final de semana, domingo a meia-noite, vai alterar muito o cronograma de atividades das professoras-tutoras?
Somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e quando priorizamos determinadas atividades não significa que desprezamos outras. Significa apenas que aquela atividade era a possível de se fazer naquele momento.
Teoricamente, somos incentivadas em disciplinas como Filosofia da Educação ou no Seminário Integrador a pensarmos sempre na realidade de nossos alunos e avaliarmos sempre levando em consideração o contexto e as diferentes realidades em que os mesmos estão inseridos, não fazendo cobranças impossíveis de serem cumpridas. Mas quando nós somos os alunos, nossos mestres, doutores, têm esse mesmo olhar sobre nós? Também somos estimuladas a questinarmos o que julgamos injusto. Penso que dizer que "perdemos tempo reclamando" é injusto e até indigno de se ouvir. Todas sabemos do que reclamamos e o que é uma reivindicação justa.
Ouvimos reclamações todos os dias em nossas salas de aula e muitas vezes essas reclamações de nossos alunos servem de orientação para que ajustemos nossas atividades para que sejam mais produtivas.
Peço desculpas, se por acaso esse meu desbafo ofender alguém, mas creio que como foi dito em algum dos fóruns de Artes Visuais: esse não deve ser o espaço de "mentiras" mas o espaço de trocas e de aprendizado e de crescimento para todos nós, alunos, professores e tutores.
Afinal de contas, como disse certa vez a professora Umbelina, a EAD em Artes Visuais na UFRGS é uma experiência nova para todos nós. E como uma experiência nova pode e deve sofrer ajustes para que funcione sempre cada vez melhor.
Abraços, Sônia Maris

Nenhum comentário:

Postar um comentário