Caixa de Pandora

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tempo..tempo...tempo...



“Tempo...tempo...tempo”

Começo minha pequena reflexão citando um trecho de uma música de Caetano Veloso, “Oração ao Tempo”, por que creio que é isso que está nos faltando tempo.

Falta-nos tempo para ler, ver, ouvir, sentir e refletir...Estamos vivendo uma época em que tudo passa de forma muito veloz e não estamos nos dando tempo para apreciar e pensar sobre as coisas que nos rodeiam...

Tudo nos chega muito rapidamente. É a era da informação e da velocidade... Mal digerimos uma informação e vem outra, mais arrasadora e instigante que a anterior. É um excesso de tudo: imagens, sons, textos... Não nos damos o devido tempo para a sedimentação das informações e já saímos opinando e, de certa forma, somos até estimulados a ter essa opinião, sobre tudo, sem pensar, falando compulsivamente... E, no meu humilde ponto de vista, algumas coisas precisam de um tempo e um certo distanciamento para poderem ser compreendidas.

Segundo Baudrillard, “Não estamos mais no drama da alienação, estamos no êxtase da comunicação. Alienante, o universo particular certamente o era, já que ele nos separava dos outros, mas ele recolhia também o benefício simbólico da alienação, ou seja, de que a alteridade pode atuar para o melhor e para o pior.”
Volto a insistir, não estamos nos dando tempo para que as informações apreendidas se sedimentem e se transformem em conhecimento.

Penso na Bienal... Precisamos desse tempo... para ver, rever, pensar, refletir e compreender melhor tudo o que vimos e, principalmente, sentimos.

Penso especificamente no Seminário Integrador... Ele é o único espaço dentro do curso que nos permite esse tempo, que nos propicia uma construção ao longo do semestre, sem pressa, devagar, construída aos poucos, de forma integrada, dialogando com as outras disciplinas, dialogando com o grupo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário