Caixa de Pandora

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

curadoria imaginária Fundação Ibere Camargo (em processo)


A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro. Além de aproximar o público deste que é um dos grandes mestres da arte no século XX, a instituição procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea.

A cada ano, são organizadas mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea. A idéia é disseminar não apenas o legado artístico e intelectual de Ibere Camargo, mas promover uma reflexão sistemática sobre a contemporaneidade e o fazer artístico.

A sede da Fundação foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão. No Brasil, Siza foi agraciado com a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural em 2007 e recebeu A RIBA Gold Medal, que é um dos prêmios mais prestigiosos da arquitetura.

O prédio tem salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, Ateliê de Gravura, Ateliê do Programa Educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.



Fundação Iberê Camargo curadoria imaginária:

"Ser Humano"

A curadoria imaginária "Ser Humano" busca estimular uma reflexão à cerca da vida, das relações do homem com o mundo e, principalmente com ele mesmo.

Como nos constituímos, o que nos impulsiona, o que nos move e em direção a quê? Esses são alguns questionamentos que servirão de base para reflexão a que a curadoria se propõe.

A análise formal pode partir do traço, das expressões, do tamanho das telas, das cores empregadas, enfim, do que sentimos aos apreciar tais obras. É para ser uma análise e reflexão que nos leve a relacionar a obra de Iberê Camargo com a nosso própria existência, finita, absurda e paradoxal.

Esperamos que ao final do trabalho tenhamos descoberto através da expressão artística das obras analisadas que ainda temos inúmeras dúvidas a respeito da constituição do ser humano e das relações que estabelecemos ao longo da vida. E que mesmo cada ser humano sendo único, tanto física como psicologicamente, algo nos aproxima e nos identifica enquanto pertencentes à raça humana.

Série “Os idiotas”

A Idiota1991154,8 x 199,8 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre

Crepúsculo da Boca do Monte1991200 x 283 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre

Tudo te é falso e inútil III1992200,2 x 235,8 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre

Tudo te é falso e inútil II1992200 x 236 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre

Mulher e manequim199140 x 57 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre



Série “Ciclistas”

Ciclistas1989180 x 213 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre

Ciclista1990200 x 155 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre

Outono no Parque da Redenção II198865 x 92 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre

No tempo1992200 x 250 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre

Série “Retratos”

Pintor e manequim198792,8 x 150,5 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre












Nenhum comentário:

Postar um comentário