A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro. Além de aproximar o público deste que é um dos grandes mestres da arte no século XX, a instituição procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea.
A cada ano, são organizadas mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea. A idéia é disseminar não apenas o legado artístico e intelectual de Ibere Camargo, mas promover uma reflexão sistemática sobre a contemporaneidade e o fazer artístico.
A sede da Fundação foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão. No Brasil, Siza foi agraciado com a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural em 2007 e recebeu A RIBA Gold Medal, que é um dos prêmios mais prestigiosos da arquitetura.
O prédio tem salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, Ateliê de Gravura, Ateliê do Programa Educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.
"Ser Humano"
A curadoria imaginária "Ser Humano" busca estimular uma reflexão à cerca da vida, das relações do homem com o mundo e, principalmente com ele mesmo.
Como nos constituímos, o que nos impulsiona, o que nos move e em direção a quê? Esses são alguns questionamentos que servirão de base para reflexão a que a curadoria se propõe.
A análise formal pode partir do traço, das expressões, do tamanho das telas, das cores empregadas, enfim, do que sentimos aos apreciar tais obras. É para ser uma análise e reflexão que nos leve a relacionar a obra de Iberê Camargo com a nosso própria existência, finita, absurda e paradoxal.
A curadoria imaginária "Ser Humano" busca estimular uma reflexão à cerca da vida, das relações do homem com o mundo e, principalmente com ele mesmo.
Como nos constituímos, o que nos impulsiona, o que nos move e em direção a quê? Esses são alguns questionamentos que servirão de base para reflexão a que a curadoria se propõe.
A análise formal pode partir do traço, das expressões, do tamanho das telas, das cores empregadas, enfim, do que sentimos aos apreciar tais obras. É para ser uma análise e reflexão que nos leve a relacionar a obra de Iberê Camargo com a nosso própria existência, finita, absurda e paradoxal.
Esperamos que ao final do trabalho tenhamos descoberto através da expressão artística das obras analisadas que ainda temos inúmeras dúvidas a respeito da constituição do ser humano e das relações que estabelecemos ao longo da vida. E que mesmo cada ser humano sendo único, tanto física como psicologicamente, algo nos aproxima e nos identifica enquanto pertencentes à raça humana.
Série “Os idiotas”
A Idiota1991154,8 x 199,8 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
Crepúsculo da Boca do Monte1991200 x 283 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
Tudo te é falso e inútil III1992200,2 x 235,8 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
Tudo te é falso e inútil II1992200 x 236 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
Mulher e manequim199140 x 57 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
Série “Ciclistas”
Ciclistas1989180 x 213 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
Ciclista1990200 x 155 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
Outono no Parque da Redenção II198865 x 92 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
No tempo1992200 x 250 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
Série “Retratos”
Pintor e manequim198792,8 x 150,5 cmÓleo sobre telaColeção Maria Coussirat Camargo Fundação Iberê Camargo Porto Alegre
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