Caixa de Pandora

sábado, 19 de dezembro de 2009

"Guerra do Fogo"

A Guerra do Fogo (La Guerre du feu, 1981, FRA/CAN)
Dir.: Jean-Jacques Annaud.
Com: Everett McGill, Rae Dawn Chong, Ron Perlman, Nameer El Kadi.


Vi esse filme há muito tempo... Não lembrava mais dos detalhes. Assisti o filme novamente nesse sábado. Que bela surpresa!

Quando assisti pela primeira vez, em uma televisão pequena, sem nenhuma resolução, creio que o filme perdeu o impacto que ele poderia ter se fosse assistido no cinema. Hoje, com as televisões bastante "evoluídas" (como nós, humanos), com um bom som e com um "outro olhar", um pouco mais aguçado, mais interessado do que antes, o que nos fica é: que belíssimo filme.

O filme não fala somente de fogo, como se poderia imaginar pelo título. O filme ficcional, fique bem claro, aponta uma possibilidade para o surgimento da linguagem humana.Da necessidade de sobrevivência em um mundo hostil surgiu as condições para que a linguagem se desenvolvesse. A caça, as guerras entre as tribos rivais, a conservação do fogo (até aquele momento fruto de um fenômeno climático), a descoberta de como se produzir o fogo e passar adiante esse conhecimento, a invenção das ferramentas e armas para a defesa de suas vidas, a interação com membros de outras tribos, algumas mais outras menos evoluídas...O gesto já não era suficiente para expressar tudo que eles estavam vivendo. Tudo colaborava para que aqueles grunhidos fossem aos poucos se tranformando em sons com algum significado. A linguagem humana.

Fantástica a cena em que o membro da tribo encarregado de ir em busca do fogo "relata" suas aventuras para a tribo reunida... Creio que essa poderia ter sido a primeira narrativa da história da humanidade... Que imaginação fértil a minha.
Imagens disponíveis em:
http://historiadaarte2009.blogspot.com/2009/08/arte-pre-historica-idade-do-bronze.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário