Caixa de Pandora

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Para que serve a arte-educação

Muito interessante o texto de Ana Mae Barbosa.
Achei até bastante "cáustico".
Deixo aqui alguns recortes que fiz para reflexão e posterior análise.



"Para alguém ser reconhecido como artista é necessário participar de exposições em museus, bienais, galerias, sair na Bravo, etc. Enfim, ser abençoado por algum curador. É com os curadores que está o poder de designar alguém como artista. (...)

Quem elegeu foi um conselho de ricos, pois o Conselho da Bienal se transformou em escada social para novos ricos, ou melhor, um meio de aparecerem na Revista Caras. (...)

Um país só pode ser considerado culturalmente desenvolvido se tiver uma produção de alta qualidade e uma compreensão desta produção também de alta qualidade(...)

a Arte torna a pessoa mais inteligente(...)

as Artes Visuais desenvolvem o raciocínio espacial e, a partir dele, também desenvolvem habilidades específicas para ler, escrever e falar a linguagem verbal.(...)

Enquanto nos Estados Unidos, os alunos do ensino médio escolhem as disciplinas que vão cursar, no Brasil não há liberdade de escolha e o currículo parece prescrição médica.(...)

trabalhar interdisciplinarmente a partir das Artes Visuais (...)

a eficiência da Arte para desenvolver formas sutis de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular hipóteses e decifrar metáforas. (...)

Arte não tem certo e errado. Tem o mais ou o menos adequado, o mais ou o menos significativo, o mais ou o menos inventivo. (...)

Nós todos que trabalhamos com Arte seriamos menos inteligentes se estivéssemos longe Dela. (...)

Cognição é o processo pelo qual o organismo se torna consciente de seu meio ambiente (...)

Arte depende de julgamento e obriga a poucas regras que precisam ser conhecidas antes de se ousar desafiá-las. Estas regras são para Arnheim a gramática visual subjacente a todas as operações envolvidas na cognição como recepção, estocagem e processamento de informação, percepção sensorial, memória, pensamento, aprendizagem, etc. (...) "

texto integral disponível em:
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/artigos/Paginas/artenaeducação.aspx

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