Caixa de Pandora

domingo, 17 de abril de 2011

Arte Postal - uma situação de aprendizagem

Rastros (Pintura aeropostale num. 13 by Eugenio Dittborn

Latin American Collection of the Jack S. Blanton Museum of Art



Eugenio Dittborn - The 6th History of The Human Face (Black and red camino) Airmail Painting No. 70,

serigrafia fotográfica sobre 10 fragmentos de tecido-não-tecido, 210 x 1440 cm, 1989

Arte Postal – uma situação de aprendizagem

A proposta de situação de aprendizagem que trago é fruto de uma reflexão sobre linguagens, comunicação e arte contemporânea. Penso em propor um diálogo entre diferentes áreas tendo como foco principal a ARTE POSTAL.

Para tanto trago algumas imagens dos Aeropostais do artista contemporâneo, chileno, Eugênio Dittborn, que será o artista homenageado da 8ª Bienal do Mercosul, que acontecerá de 9 de setembro a 15 de novembro, em Porto Alegre.

O artista apresentado aos alunos, uma turma de 3º ano do ensino médio, poderia servir de ponto de partida para uma pesquisa sobre arte portal, sobre os formatos, os temas, as técnicas utilizadas pelo artista (desenho, colagem, costura, pintura...), sobre as fronteiras geográficas e políticas que são ultrapassadas quando se produz e se envia um postal.

A apresentação de um vídeo Arte Postal: um modo diferente de tratar a Arte, serviria como introdução ao tema e discussão sobre a viabilidade desse formato nos dias atuais, com tantas ferramentas à disposição da comunicação humana. Paralelos entre o ontem, hoje, amanhã podem ser traçados, possibilitando uma contextualização da arte, da história, da política...

Penso que além de conhecer a Arte Postal, pesquisar sobre a mesma e sobre o artista Dittborn e outros que trabalhem com o mesmo formato, refletir sobre os conceitos estéticos, políticos e culturais envolvidos na produção da Arte Postal os alunos poderiam eles próprios pensar em como se apropriar dessa arte e colocar em prática esses conhecimentos.

Sugeriria a produção de postais, preferencialmente, a partir de algum tema de interesse dos próprios alunos: tecnologia, música, relacionamentos, mudanças, trabalho, participação social, moda... Algum tema que eles pudessem se envolver e que fosse significativo para eles, possibilitando algum crescimento, seja pessoal, profissional, cultural, educativo...

Produzir uma exposição dos trabalhos para toda a escola também seria uma forma de aprendizagem e socialização do que foi feito pelos alunos. A maioria dos alunos tem muito prazer em mostrar seus trabalhos e sente-se valorizado quando essas exposições acontecem. Não de forma impositiva, mas como um convite ao compartilhar, ao refletir sobre o que foi produzido em uma discussão ampliada, fora das quatro paredes da sala de aula, de forma mais abrangente, em contato com o outro, o espectador, num exercício que é também reflexivo.

Imagino que dependendo da época da realização do trabalho pudéssemos fazer uma visitação à 8ª Bienal do Mercosul para ver e conhecer os trabalhos de Eugênio Dittborn e até ampliar a reflexão sobre nosso trabalho de sala de aula, com novas leituras, novos olhares, novas possibilidades de fazer arte.

Sobre os aeropostais de dittborn http://www.revistapuntodefuga.com/?p=275

Sobre a arte postal http://revista.escaner.cl/node/19

Sobre a arte postal http://revista.escaner.cl/node/19 Acesso em 17/04/2011

HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. Disponível em

http://moodle.regesd.tche.br/file.php/276/hernandez_fernando_cap5.pdf Acesso em 17/04/2011

http://moodle.regesd.tche.br/file.php/276/pillar_cap2.pdf Acesso em 17/04/2011

http://moodle.regesd.tche.br/mod/resource/view.php?id=13934 Acesso em 17/04/2011

http://moodle.regesd.tche.br/file.php/276/frange.pdf Acesso em 17/04/2011

Um comentário:

  1. Querida Sônia Maris,

    Não sei como expressar a estesia que teu trabalho me causou, pela clareza, pelas dúvidas, pelas possibilidades, pelos caminhos, pela visualização da luz, pela arte, pela educação, por tudo que isto reflete. A Arte-Educação está crescendo também com teu trabalho. Este trabalho é uma referência na pesquisa em Educação.

    MuitaaaaArteeeee!

    Lúcia Moraes

    ResponderExcluir