Caixa de Pandora

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PCN e o ensino da arte


Penso que os PCN EF Artes são referência obrigatória para a reflexão sobre o ensino-aprendizado em Artes, servindo de base para que todo professor possa organizar seu planejamento em Artes Visuais. Como o próprio nome sugere - “parâmetros” - os PCNs podem e devem nortear o trabalho, porém sem engessá-lo, parodiando Ana Mae, sem virar receita de bolo. O texto abre essa possibilidade de criação e adaptação às diferentes realidades e situações de aprendizagem, levando em conta a cultura local e global, as diferentes produções artísticas, o respeito à história de cada povo, o respeito à arte e a cultura presente em cada sociedade em diferentes períodos.

(...)os conteúdos gerais do ensino de Arte são:

• a arte como expressão e comunicação dos indivíduos;

• elementos básicos das linguagens artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte;

• produtores de arte: vidas, épocas e produtos em conexões;

• diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções e suas histórias;

• a arte na sociedade, considerando os artistas, os pensadores da arte, outros profissionais, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.(...)¹

Creio que seu grande mérito é ser o pontapé inicial de uma trajetória que se faz necessária em outras instâncias, nos estados, municípios e escolas. Cada cantinho do país, parando e pensando arte-educação, não mais como uma matéria dispensável, acessória, mas como uma matéria tão importante quanto qualquer outra e fundamental para o crescimento cognitivo e estético de nossos alunos. Conteúdos significativos para o desenvolvimento da expressão estética e cognitiva, que contemple criação, fruição e contextualização, visando uma maior articulação entre a produção pessoal e o que se passa no seu entorno penso ser hoje imprescindível.

“(...)Os conteúdos da área de Arte estão organizados de tal maneira que possam atender aprendizagens cada vez mais complexas no domínio do conhecimento artístico e estético, seja no exercício do próprio processo criador, pelo fazer, seja no contato com obras de arte e com outras manifestações presentes nas culturas ou na natureza. O estudo, a análise e a apreciação da arte podem contribuir tanto para o processo pessoal de criação dos alunos como também para sua experiência estética e conhecimento do significado que ela desempenha nas culturas humanas. O conjunto de conteúdos está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores: produzir, apreciar e contextualizar.(...)¹

Hoje, mais do que nunca, se faz necessário pensarmos em um mundo em constante mudança e que necessita cada vez mais de pessoas que pensem de forma diferente, que não sejam meras reprodutoras do que já foi feito ou pensado; pessoas capazes de resolver problemas e criar soluções ousadas frente aos novos desafios do mundo “pós-moderno”. Vejo nos PCNs uma porta aberta à essas mudanças, uma possibilidade de um outro fazer artístico.

(...)As atividades propostas na área de Arte devem garantir e ajudar os alunos a desenvolver modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.(...)”¹

A utilização dos PCNs, como documento de referência para discussão e reflexão em Artes nas nossas escolas, ainda está longe do ideal. Na minha escola ainda não temos Dança e Teatro. A Música é contemplada em forma de oficina com a formação da Banda Marcial da Escola, mas creio que isso esteja ainda muito longe do ideal. Pequenas mudanças já são percebidas de forma ainda embrionária, mais por mérito de algum professor do que de uma forma organizada e sistematizada de se pensar em Arte. Penso que uma mudança efetiva se dará através dos professores, organizados e engajados na luta por essas transformações tão sonhadas, que cansados de sentirem-se excluídos do processo, se reinventarão e exigirão tais mudanças para o ensino-aprendizagem da arte e para a qualificação do seu trabalho e de sua disciplina, que passará a ser respeitada e considerada como hoje o é a matemática, as ciências e a história.

¹ PCN de Arte para as séries finais do ensino fundamental - 5ª a 8ª séries. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf Acesso em 21/04/2011

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