Caixa de Pandora

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"A Barca de Dante" Éugene Delacroix



A obra de arte por mim escolhida para análise é “Dante et Virgile aux Enfers” ou, com também é conhecida “A Barca de Dante”, pintada por Èugene Delacroix (1798-1863), em 1822. Essa foi a primeira tela importante do pintor e, hoje, encontra-se em exposição no Museu do Louvre, em Paris. A tela foi executada em óleo sobre lona e as dimensões da mesma são 189cm X 241cm.

Alguns críticos dizem que a tela lembra outra pintura, feita por Gèricault, “A Balsa da Medusa”, esta inspirada em um trágico acidente noticiado na época. Ambos estudara pintura em um mesmo atelier, e Delacrois chegou a posar como modelo para Géricault para sua tela.

“A Barca de Dante”, pintada por Delacroix, foi inspirada na “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, e retrata uma cena em que o escritor Dante, acompanhado por Virgílio, seu guia e mentor na sua jornada ao Inferno, toma a barca conduzida por Caronte, o barqueiro que faz a travessia das almas pelo rio Estige, que cerca a cidade de Dite (ou Dis), que se vê no canto da superior esquerdo da tela e está pintada, conforme descrição da obra literária, em chama eterna e era habitada pelos hereges. Nas águas do rio, debatendo-se enfurecidamente, personagens que representam os iracundos.

Era comum que os artistas românticos tivessem por inspiração a obra de Dante. Pode-se apreciar diversos artistas que retrataram a “Divina Comédia” no site
http://www.stelle.com.br/pt/index_imagens.html .

Quanto à disposição dos personagens na tela, vemos Dante à esquerda ao lado de Virgílio ao centro, numa posição de destaque, que representa a importância que mesmo representava para o escritor da “Divina Comédia”. Ambos estão vestidos com trajes da época.

Dante com uma touca vermelha (cor quente), e uma túnica azul (cor fria) por cima de um camisolão branco (cor neutra). Imagino talvez que a soma da cor fria com o neutro em contraste com a cor quente (cobrindo a cabeça) represente a importância de Dante como um pensador, um intelectual, daí a cor vibrante, forte, marcante ficar próxima à cabeça do poeta. A expressão de Dante é de medo, apreensão.

Quanto a Virgílio, pode-se observar que o traje dele é marrom escuro, passando uma sensação de tranqüilidade, serenidade, talvez devido ao branco ao redor da cabeça, que ilumina o poeta. A mão de Virgílio virada para cima demonstra que ele conduz Dante. Sua expressão facial é de tranqüilidade.

O barqueiro Caronte, à direita da tela, tentando manter o barco no rumo, é representado seminu, apenas com um manto azul cobrindo parte de seu corpo. Ele é retratado de costas, conduzindo o barco, contra o vento, que se observa nos seus cabelos que esvoaçam e contra a correnteza, que aparece nas espumas na borda do barco.

As demais personagens estão nuas e representam os iracundos, seres que foram condenados ao Inferno e não puderam pagar pela travessia do rio. Segundo a história, os mortos deviam ser enterrados com uma moeda embaixo da língua, para pagar o barqueiro. As expressões desses seres são assutadoras, demonstram dor, fúria, desespero, e curiosamente são figuras claras, quase brilhantes, e o mais interessante, estão em primeiro plano. Curioso, não?

Arrisco a dizer que Delacroix era um apaixonado pela pintura e pela literatura, somente assim ele poderia pintar com tanto garra, com tanta expressão. A emoção passada pela pintura vai além da história contada, está nas cores fortes, nos contrastes de cores, nos claro-escuros, no “movimento” da imagem e na dramaticidade da cena.

Bibliografia consultada:

Neoclacissismo, Romantismo e Realismo
http://moodle.regesd.tche.br/file.php/137/Modulo_08/1/start.html

Imagens do Inferno de Dante pinturas e ilustrações a partir da Divina Comédia
http://www.stelle.com.br/pt/index_imagens.html

Mais dados e imagens de Delacroix
http://www.tiosam.com/?q=Eug%C3%A8ne_Delacroix

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Delacroix

http://www.artehistoria.jcyl.es/genios/cuadros/13574.htm

Um comentário: