Caixa de Pandora

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mapa Conceitual 2 em processo (quinta fase...)


MENSAGEM DO SEMINÁRIO INTEGRADOR 2

"Queridos alunos e alunas

Estamos em processo avaliativo e percebemos que alguns alunos e alunas não fizeram os mapas conceituais da maneira que foi solicitado pelos professores do Seminário. Por este motivo, retomamos, nesta mensagem, o que deve ser feito.
LEMBREM-SE: esta disciplina encerra em 31/01/2010


Mapa 1 (semana 2): Mapa sobre o currículo de um curso de formação de professores de artes visuais;
(dúvida...achei que era “poderão fazer sobre...” e não que era “obrigatório” ser sobre o curso de artes... aguardar resposta da tutora para ver se devo ou não refazer esse mapa...)


Mapa 2 (semana 3): selecionar duas imagens: uma, que seja um referencial da arte que se desenvolveu desde a renascença até o século XIX, e, outra que faça parte da arte que se desenvolveu do final do século XIX até o final do século XX; com as devidas informações de identificação das mesmas, título, autor, data, técnica, o estilo, ou movimento do qual faz parte, enfim, articular links relacionados, se encontrar videos sobre as obras acrescentar ao mapa; os contextos do qual fazem parte, uma breve descrição elaborada por você envolvendo a definição das cores utilizadas, os materiais, as ênfases formais, ou o gênero, e uma justificativa da escolha realizada;

Acrescentar ao mapa 2 (Preparando a visita aos armazéns da 7ª Bienal do Mercosul): selecionar duas obras da Bienal do Mercosul que dialoguem com as Pinturas que você escolheu para iniciar seu Mapa - sendo uma obra relacionada construtivamente, no sentido que funcione como uma ampliação de questões que se apresentam na obra do mapa, e outra relacionada desconstrutivamente, ou seja, que desconstrua as questões de uma das pinturas escolhidas como referencial da arte colocada no CMap. Posteriormente realizar um breve texto contendo as informações básicas das obras escolhidas (pode acrescentar links da internet) e sobre cada uma enfocar especificamente descrevendo o caráter construtivo ou desconstrutivo em relação às obras escolhidas anteriormente como modelos da arte acadêmica e moderna.

Acrescentar ao mapa 2 (semana 4): elaborar uma proposta de trabalho para ser realizada com seus alunos, utilizando cada uma das obras escolhidas para o seu Mapa até o presente momento, acrescentando posteriormente essas propostas ao mapa;

Acrescentar ao mapa 2 (semana 5): selecionar duas obras brasileiras, sendo uma pictórica e outra de um gênero de sua livre escolha (as duas obras escolhidas poderão ser de qualquer período histórico). Acrescentar as imagens das Obras Escolhidas ao mapa e realizar as mesmas buscas e procedimentos que foram feitos para as imagens anteriores: informações históricas, críticas, técnicas, conceituais, etc...(das duas bras brasileiras).

Acrescentar ao mapa 2 (semana 6): inserir dois links no mapa: um link do MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) e um link do Museu Iberê Camargo e acrescentar imagens das duas Instituições de Arte e também um breve histórico sobre cada uma(buscar no blog). Depois, escolha uma série de sete a dez obras que fazem parte do acervo de cada Instituição (as imagens das obras serão inseridas no mapa, juntamente com o projeto) para fazer a curadoria de uma exposição imaginária. Dê título às Exposições e elabore algumas linhas gerais de um Projeto Educativo relacionado a cada série de obras.

Desde já, agradecemos a atenção

Michele wilbert
Tutora Virtual - Pólo UCS"

Falta apenas postar, ainda não sei se coloco no próprio mapa ou se faço um link...
Achei simpático a tutora ter organizado esse resumo do que deveríamos fazer no Cmap Tools... Creio que poderá ajudar aqueles que estão meio perdidos quanto ao que ainda tem que fazer...Eu aproveitei a lista dela e destaquei o que ainda está em processo...
Abraços, Sônia Maris

Nenhum comentário:

Postar um comentário