Caixa de Pandora

sábado, 23 de janeiro de 2010

Museu do Louvre




O Museu do Louvre, instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique.
O Palácio do Louvre foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos reis da dinastia dos Capetos medievais, tendo sido abandonado por Luís XIV em favor do Palácio de Versalhes. Parte do palácio real do Louvre foi aberta ao público como um museu em 8 de Novembro de 1793, durante a Revolução Francesa. Mesmo após a Restauração dos Bourbons, permaneceu como museu.

O Louvre contém uma das mais importantes colecções de arte do mundo e sua história vem dos tempos medievais. Foi uma fortaleza construída em 1190 pelo rei Filipe Augusto para proteger Paris dos ataques vikings. Francisco I substituiu a torre de prisão por um edifício em estilo renascentista. Depois, quatro séculos de reis e imperadores melhoraram e ampliaram o museu. As últimas aquisições são as colecções de arte da África, Ásia, Oceânia e Américas, que se encontram no Pavilon des Sessions.

Além de colecções de arte, o Museu do Louvre tem exposições sobre diversos assuntos, tais como arqueologia, história e arquitectura. Tem uma grande colecção de móveis, e entre as peças mais espectaculares estava o Bureau du Roi do século XVIII, agora de novo no Palácio de Versalhes.

Para quem quiser se aventurar em um tour virtual deixo o link:
http://www.virtualsweden.se/project/louvre


Fonte:
http://levecomoovento.blogspot.com/2008/05/museu-do-louvre.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário