Caixa de Pandora

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mapa Conceitual 2 em processo (sétima fase...)

Projeto Educativo “Ler a imagem, ver as palavras e contar sua história”

“Quanto mais o espírito está seguro, afirma Nietzsche,
mais o homem desaprende a gargalhada (...).
Nesse sentido, saber rir é, momentaneamente,
tornar-se “deus”, experimentar o impensável,
sair da finitude da existência”.

Nossa existência é feita basicamente de momentos trágicos e cômicos.
O discernimento do que nos serve e do que não serve é que vai fazer a diferença.
Um bom contador de histórias sabe que tudo gira em torno do mesmo eixo: o ser humano.
Humanos que somos, falíveis, frágeis, indefesos e quando menos se espera, uma fortaleza.
Pensando na grandiosidade e na pequenez do ser humano,
escolhi as duas séries de obras de arte
que fazem parte dos acervos do MARGS e da Fundação Iberê Camargo,
respectivamente, com as curadorias imaginárias “Ecce Homo” e “Ser Humano”,
tendo em vista que elas se completam e compõem um mosaico
que se pretende construir e desconstruir ao longo do projeto.

Pensar a própria vida e a vida dos outros seres
pode tornar-nos melhores pessoas, mais conscientes do nosso papel
e da nossa responsabilidade com o outro e com o planeta.
O Projeto Educativo deverá ser elaborado e implementado de forma interdisciplinar
com pelo menos os professores da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística, Literatura, Educação Física e Ensino Religioso),
podendo ser ampliado para as demais áreas.
O nosso público pode ser todos os alunos do ensino médio,
do primeiro ao terceiro ano, tendo em vista
eles já possuírem maturidade suficiente para reflexões mais complexas.
A idéia básica é através da apreciação das obras, se possível in loco,
tentar compreender o processo de criação, refletir sobre a história ser humano,
suas conquistas e derrotas seus amores e desamores, suas relação com
o mundo das idéias, da natureza e da cultura.
desenvolver nossas habilidades de percepção visual e,
por fim, experimentar a produção artística com nossas próprias mãos,
transformar-nos de receptores a criadores/produtores de arte,
eles possam contar a sua história de vida.
Imagino que tal projeto, tendo em vista as diferentes técnicas e estilos,
deva levar um período mínimo de um semestre para se desenvolver a contendo.
Podendo culminar com uma pequena exposição dos trabalhos realizados pelos alunos
que tanto podem ser livres como releituras de algumas das obras.
Imagino que seja perfeitamente viável a execução de tal projeto
e que o mesmo pode ser riquíssimo, tanto do ponto de vista cultural, como histórico e social.
Esperamos que esse Projeto Educativo não tenha um final, mas sim,
possa ser um começo para uma nova maneira de
“ler as imagens, ver as palavras e contar a sua história.

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