Caixa de Pandora

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Renascimento

O nascimento de Vênus - 1485 (fragmento)

O nascimento de Vênus -1485

Alegoria da Primavera - 1490 (fragmento)


Alegoria da Primavera - 1490


Alessandro Botticelli ( Florença -1445/1510) , conhecido como Sandro Botticelli , foi um célebre pintor renascentista italiano .

Botticelli foi receptivo às tendências do Gótico tardio, do Expressionismo trágico e da agitação visionária . Protegido dos Médicis, foi bem relacionado no círculo florentino. Trabalhou para o Vaticano , produzindo afrescos para a Capela Sistina .
Foi ainda destacado retratista e seu talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções de seus clientes o tornou um dos pintores mais disputados de seu tempo .
Coloquei fragmentos das principais obras de Botticelli, como o Nascimento de Vênus , Alegoria da Primavera , Senhora da Romã e Senhora da Magnificência , pois são tão belos que achei por bem dar um foco especial neles . Sinceramente, gosto mais dos detalhes do que da obra inteira .
Pelo que pude pesquisar, essas obras de Botticelli não se encontram no Louvre mas sim na Galleria degli Uffizi Florence, Italy. Porém julgo ser procedente incluir tais obras por julgar que elas são imprescindíveis em qualquer pesquisa sobre a Renascença.
Fontes de consulta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário